Cresce o número de empregos formais no turismo

Artigo Técnico 12/2019 de 13 de março de 2019

Cresce o número de empregos formais no turismo

Segundo análise feita pela Fecomércio-RR com base no estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que as atividades diretamente ligadas ao turismo em Roraima criaram 77 novos postos de trabalho com carteira assinada em janeiro de 2019, comparando com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 148%.

O resultado é bem expressivo já que no primeiro mês do ano a geração de empregos formais em Roraima teve um saldo negativo de 300 postos de trabalho, mostrando que sem as contratações que ocorreram nas atividades ligadas ao turismo o resultado poderia ser ainda pior.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

A criação de empregos do turismo concentrou-se no segmento de alimentação, que sozinho gerou 69 empregos com carteira assinada, as atividades de hospedagem geraram 8 postos de trabalho. Apesar do bom resultado como um todo, o transporte de passageiros e agentes de viagens registraram extinção de algumas vagas.

Como um todo existiam no mês de janeiro deste ano 4.465 pessoas trabalhando em atividades ligadas diretamente ao turismo aqui em Roraima, o que representa cerca de 9% do total de trabalhadores formais empregados no Estado.