Aumenta o número de pessoas que não tem condições de pagar suas dívidas

Artigo Técnico 06/2019 de 05 de fevereiro de 2019

Aumenta o número de pessoas que não tem condições de pagar suas dívidas

Análise feita pela Fecomério-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que depois de três meses seguidos de alta o percentual de famílias endividadas em Roraima voltou a cair em janeiro deste ano.

Comparando com o mês de dezembro a queda foi de 2,2 pontos percentuais, e em relação ao mês de janeiro de 2018 essa queda foi ainda mais acentuada, diminuindo 13,7 pontos percentuais. Em números absolutos existem 64.142 famílias endividadas em Roraima.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Apesar da redução no número de famílias endividadas, é preocupante o aumento daquelas famílias que alegaram que não tem condições de pagar nenhuma de suas dívidas, esse percentual aumentou para 2,4%, maior índice desde janeiro de 2015. Ao todo existem 2.220 famílias roraimenses nesta situação.

Gráfico 2 – Percentual de famílias que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Aumentou também o percentual de famílias com alguma conta em atraso, saindo de 38,2% em dezembro de 2018 para 38,6% em janeiro deste ano. Contudo, comparando com o mesmo período do ano passado, observa-se uma queda de 4,2 pontos percentuais.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (63,5%); carnê de lojas (19,6%); crédito pessoal (13,4%); crédito consignado (12,5%); financiamento de carro (12,0%).