Cresce o número de empregos formais no turismo

Artigo Técnico 05/2019 de 30 de janeiro de 2019

Cresce o número de empregos formais no turismo

Segundo análise feita pela Fecomércio-RR com base no estudo Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que diferentemente do que aconteceu com a média da geração de empregos em Roraima, as atividades diretamente ligadas ao turismo conseguiram criar 83 novos postos de trabalho com carteira assinada em 2018.

Gráfico 1 – Saldo de empregos formais no Turismo – Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O resultado em 2018 foi 57% superior ao apresentado em 2017, quando foram criadas 53 novas vagas. Desde o início da séria histórica, que começa em 2008, o segmento do turismo em Roraima vem apresentando resultados positivos na geração de empregos formais, sendo criados desde então 2.085 postos de trabalho.

Mesmo com o resultado positivo, algumas atividades do turismo apresentaram retração no número de postos de trabalho, como foi o caso dos agentes de turismo que perderam 15 vagas de emprego, esse foi o segundo ano seguido de queda nesta atividade; além do transporte rodoviário, que perdeu 13 vagas de emprego, sendo este o quarto ano seguido de queda.

Gráfico 1 – Empregos formais no Turismo em Roraima por atividade – 2018.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

A atividade de restaurantes e similares continua sendo a que mais gera empregos formais no segmento do Turismo aqui em Roraima, foram criados no ano passado 85 novos postos de trabalho. Como um todo, esta atividade representa 1/3 dos empregos formais criados no turismo desde 2008.