Empresários otimistas. A Confiança do comércio alcança em janeiro a maior alta para o mês em cinco anos

Três em cada quatro empresários ouvidos pelo Icec pretendem contratar mais e 46% dos entrevistados se mostraram dispostos a investir na ampliação ou abertura de lojas

Segundo dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o indicador de confiança continuou crescendo no mês de janeiro de 2019, atingindo o valor de 123,9 pontos, o que representa um crescimento de 9,3 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.

Para 54,8% do empresariado do comércio aqui em Roraima a expectativa para economia brasileira melhorou muito. Outro dado positivo é que 74,4% do empresariado pretende aumentar o quadro de funcionários, enquanto que 25,6 pretende reduzir.

Para o economista da Fecomércio-Roraima, Fábio Rodrigues Martinez “os dados mostram que apesar de uma situação atual não favorável, o empresariado do comércio aqui em Roraima projeta uma expectativa otimista quanto aos próximos meses, com perspectiva de aumento do quadro de pessoal e de investimentos”.

Sobre o índice: O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra o grau de confiança dos empresariados do comércio. Este indicador varia de 0 a 200, tendo 100 como o nível de indiferença, ou seja, quando o valor do índice for superior a 100 mostra que os empresários estão otimistas, caso seja inferior mostra um pessimismo dos mesmos.

O indicador é composto por 3 índices: I) Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio; II) Índice de Expectativa do Empresário do Comércio; e III) Índice de Investimento do Empresário do Comércio.

Iara Bednarczuk (ASCOM FECOMÉRCIO/RR)