Empresários do comércio estão otimistas

Artigo Técnico 04/2019 de 22 de janeiro de 2019

Empresariado do comércio estão otimistas

Segundo dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o indicador de confiança continuou crescendo no mês de janeiro de 2019, atingindo o valor de 123,9 pontos, o que representa um crescimento de 9,3 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.

Gráfico 1 – Confiança do empresário do comércio – Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Para 54,8% do empresariado do comércio aqui em Roraima a expectativa para economia brasileira melhorou muito, enquanto 5,8% disseram que piorou. Já em relação a expectativa para empresa, 55,6% afirmam que também melhorou muito, sendo que apenas 4,2 avaliam que houve piora.

Outro dado positivo é que 74,4% do empresariado pretende aumentar o quadro de funcionários, enquanto que 25,6 pretende reduzir.

Por outro lado, as condições atuais da economia brasileira e do setor do comércio não estão positivas, para 59% dos empresários do comércio a condição atual da economia piorou, e para 53% dos mesmos a condição atual do setor de comércio também piorou.

Em resumo, os dados mostram que apesar de uma situação atual não favorável, o empresariado do comércio aqui em Roraima projeta uma expectativa otimista quanto aos próximos meses, com perspectiva de aumento do quadro de pessoal e de investimentos.

Sobre o índice: O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra o grau de confiança dos empresariados do comércio. Este indicador varia de 0 a 200, tendo 100 como o nível de indiferença, ou seja, quando o valor do índice for superior a 100 mostra que os empresários estão otimistas, caso seja inferior mostra um pessimismo dos mesmos.

O indicador é composto por 3 índices: I) Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio; II) Índice de Expectativa do Empresário do Comércio; e III) Índice de Investimento do Empresário do Comércio.