Queda nas exportações reduzem o saldo da balança comercial de Roraima

Artigo Técnico 01/2019 de 11 de janeiro de 2019

Queda nas exportações reduzem o saldo da balança comercial de Roraima

No ano passado foram exportados aproximadamente US$ 16 milhões, enquanto que em 2017 o valor foi de pouco mais de US$ 41 milhões, o que representa uma redução de 61%.

A queda nas exportações roraimenses se deve a retração nas exportações de soja, que em 2018 foram de apenas US$ 1,8 milhões, menor valor já registrado desde 2010. Comparativamente, em 2017 as exportações de soja atingiram o seu melhor resultado, com vendas de mais de US$ 21,5 milhões.

Gráfico 1 – Exportações roraimenses

Fonte: MDIC

Com a queda na venda de soja, o arroz passou a ser o principal produto de exportação de Roraima, com vendas que somaram cerca de US$ 4,5 milhões em 2018, sendo vendido quase que exclusivamente para a Venezuela. Comparando com o ano de 2017, as vendas de arroz apresentaram uma queda de 19%.

A madeira voltou a ser o segundo principal item da pauta de exportação do Estado, foram vendidos para o resto do mundo cerca de US$ 2,2 milhões de madeira originária de Roraima. A maior parte do produto foram adquiridos por clientes localizados nos Países Baixos (Holanda) e França.

Em terceiro lugar ficou a venda de ouro para a Índia no valor total de US$ 1,3 milhões, esta venda de ouro em barras foi realizada por empresas sediadas em São Paulo e em Minas Gerais, contudo a origem da mercadoria foi declarada de jazidas em Roraima.

Em relação às importações, no acumulado do ano foram adquiridos do exterior cerca de US$ 9,6 milhões em mercadorias, que representa um aumento de cerca de 13% na comparação com 2017.

Gráfico 2 – Importações roraimenses

Fonte: MDIC

O principal produto importado as centrais de ar-condicionado, que no período de janeiro a dezembro de 2018 totalizaram US$ 3,5 milhões em compras, adquiridos de fornecedores chineses.

O segundo item importado de maior relevância na balança comercial roraimense foram os pneumáticos no valor total de US$ 2,8 milhões, a grande maioria destes pneus tiveram como origem a China, mas também foram comprados pneus da Tailândia, México, Índia, Vietnã, Indonésia e Paquistão.

Com a queda nas exportações e aumento das importações, o saldo da Balança Comercial de Roraima em 2018 apresentou uma retração de aproximadamente 81% na comparação com 2017, contudo continuou sendo superavitário em US$ 6,4 milhões.

Gráfico 3 – Saldo da balança comercial roraimense

Fonte: MDIC

Na esfera municipal, apenas 5 munícipios apresentaram transações com o resto do mundo (Boa Vista, Mucajaí, Rorainópolis, Bonfim e Pacaraima), com destaque para Boa Vista que exportou US$ 16,5 milhões em mercadorias, basicamente de produtos alimentícios, com destaque para o arroz e o açúcar, e de produtos de higiene, para atender o mercado venezuelano.