Aumenta o endividamento das famílias roraimenses em dezembro de 2018

Artigo Técnico 02/2019 de 11 de janeiro de 2019

Aumenta o endividamento das famílias roraimenses em dezembro de 2018

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no mês de dezembro 72,5% das famílias roraimenses possuíam algum tipo de dívida. Este já é o terceiro mês seguido que aumenta o número de endividados no Estado.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Em números absolutos existem 66.071 famílias endividadas em Roraima, e deste total 34.780 famílias possuem alguma conta em atraso, totalizando 38,2% das famílias roraimenses. Em média as contas destas famílias estão atrasadas a 52,9 dias, e a parcela da dívida mensal compromete 39,8% da renda familiar.

Dentre as famílias endividadas, 1.745 afirmaram que não tem condições de pagar as suas dívidas, o que representa 1,9% da população de Roraima, este é o maior índice já registrado desde o início da série histórica da pesquisa.

Dentre os tipos de dívida, 75,6% das famílias tem dívidas com cartão de crédito; 21,7% com carnê de lojas; 11,5% com financiamento de carro; 10,8% com crédito pessoal; e 6,3% com financiamento de casa.

Sobre a pesquisa: A CNC entrevistou 500 consumidores em potencial, residentes no município de Boa Vista, com idade superior a 18 anos. Para fixar a precisão do tamanho da amostra, admitiu-se que 95% das estimativas poderiam diferir do valor populacional desconhecido p por no máximo 3,5%, isto é, o valor absoluto d(erro amostral) assumiria no máximo valor igual a 0,035 sob o nível de confiança de 95%, para uma população constituída de consumidores em potencial.