Sustentabilidade e crescimento equilibrado são temas do Fórum de Presidentes de Federações do Comércio

A capital de Roraima, Boa Vista, sediou nos dias 25, 26 e 27 de julho o Fórum de Presidentes de Federações do Comércio, que reuniu representantes do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD dos estados do Amapá, Amazonas, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Ceará. O encontro serviu para traçar rumos para o crescimento equilibrado das instituições.

Ademir dos Santos, presidente do Sistema Fecomércio Roraima, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do encontro. “Esperamos que tenham aproveitado a hospitalidade roraimense e agradecemos a presença de todos os estados participantes. Ficamos contentes com a apresentação dos resultados dos trabalhos, sem dúvidas, esses dois dias de reuniões serviram para unificar e integrar todos os projetos do nosso Sistema”, disse.

O próximo estado a receber o evento, será o Amazonas. José Roberto Tadros, presidente do Sistema Fecomércio do Amazonas e Coordenador Geral do Fórum de Presidentes, enfatizou a felicidade em receber o encontro. “Acreditamos que, cada vez mais conseguimos ampliar esse modelo de gestão, antes como Fórum da Amazônia Legal e agora Fórum de Presidentes de Federações do Comércio, cada vez mais unificando os estados. É com muito orgulho e entusiasmo que vamos recebê-los para mais uma edição, aguardamos todos”, concluiu.

Superintendências da Fecomércio

Dorete Padilha, superintendente da Fecomércio Roraima, falou em nome dos demais superintendentes participantes, e destacou a importância da realização de ações para o voto consciente para eleições de cargos públicos, projetos de ações integradas com as demais entidades do ‘S’ do Comércio e ações de desenvolvimento dos sindicatos filiados ao Sistema.

O grupo defendeu também a realização de Fóruns permanentes, envolvendo os demais segmentos, como: Indústria, Agricultura, Cooperativas, Transportes, entre outros. Projetos de sucesso como ComércioMais, Empresário Contribuinte, Observatório do Comércio e Coworking (modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa), foram apresentados.

Sesc

Andréa Magnavacca, diretora regional do Sesc Roraima, ponderou os principais assuntos debatidos nesses dois dias de reuniões dos diretores do Sesc. Ela destacou que, todas as pautas foram analisadas para o desenvolvimento sustentável das ações socioeducativas.

Os principais assuntos abordados foram a sistematização de plataformas tecnológicas na gestão educacional, sustentabilidade dos projetos e ações, ampliação da acessibilidade das Escolas Sesc e demais programas, bem como financiamento de projetos de circulação regional, como a Mostra Sesc Amazônia das Artes, e planejamento de formação especializada de servidores do Sesc.

“Sabemos das dificuldades orçamentárias que enfrentamos, pensando nisso, debatemos sobre a sustentabilidade para que nossos projetos e programas sociais cresçam com equilíbrio e estabilidade”, disse a diretora Andréa.

Senac

Os debates da sala de reunião dos diretores do Senac destacaram as experiências bem-sucedidas, que foram apresentadas por Lisiane Carnetti, diretora do Senac Roraima. Diversas iniciativas que ampliaram o acesso do público – especialmente o carente – à educação profissional e ações sociais, foram celebradas; assim como estratégias que aumentam a eficiência do desempenho da entidade em todo o Brasil.

Alguns deles foram o programa Senac Varejo (conjunto de cursos e workshops abertos para empresários e interessados em empreender), que vem crescendo desde o seu lançamento, em 2013. Além dele, os empresários, colaboradores, sindicatos e mesmo o poder público, têm suas demandas ouvidas para que possam receber treinamentos exclusivos.

O projeto Grafismo Indígena, que valoriza as culturas desses povos por meio de aulas de design, foi outro citado; bem como o Escola Aberta, que leva cursos de inclusão digital a preços acessíveis e será interiorizado. O Senac pensou nos trabalhadores com reconhecida experiência, mas sem tempo ou oportunidade de terem uma formação profissional, e lhes ofereceu certificados, valorizando suas carreiras.

Já os Projetos Integradores (trabalhos práticos direcionados à comunidade, feitos ao final do curso) vão desde resgatar a presença da instituição em favelas até a revitalização de laboratórios de informática de escolas públicas.

Assessores Jurídicos

Os Assessores Jurídicos dos regionais participantes foram representados pelo advogado André Galdino, do Sesc Roraima, que apresentou os resultados dos trabalhos. O fortalecimento jurídico das entidades foi amplamente debatido, mais precisamente o Projeto de Lei Nº 10.327/2018, que em seu artigo 10, inciso IX, pretende usurpar uma parcela de 25% dos recursos do Sistema ‘S’ para o Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP. Estratégias jurídicas foram listadas e serão apresentadas posteriormente para avaliações dos presidentes das Federações.

Demais temas, como o de contratos de trabalho, também foram debatidos com o intuito de compartilhar procedimentos jurídicos para atuação uniforme das entidades, tais como propostas de alterações de admissão à luz da nova Lei Trabalhista. Propostas de revisão do Regulamento de Licitações e Contratos do Sesc e Senac foram montadas para garantir mais agilidade e segurança das instituições. E por fim, a necessidade de padronização das informações para prestações de contas aos órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União, foi analisada pelo grupo.