Existem cerca de 40 mil imigrantes residindo em Roraima

Artigo Técnico 24/2018 de 06 de agosto de 2018

Existem cerca de 40 mil imigrantes residindo em Roraima

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou as estimativas populacionais do Brasil e de suas Unidades da Federação, em termos nacionais já somos mais de 208 milhões habitantes, o Estado mais populoso continua sendo São Paulo com mais de 45 milhões de pessoas residentes, e o menos populoso é Roraima, com 576.568 habitantes.

Apesar de continuar sendo a Unidade da Federação com a menor população, Roraima foi a que apresentou o maior crescimento proporcional em 2018, com uma elevação de 10,3% em sua população, o que representa um aumento de quase 54 mil habitantes. A maior parte desse aumento populacional, cerca de 40 mil habitantes, deve-se ao fluxo de imigrantes que passaram a residir no Estado.

Gráfico 1 – Crescimento relativo da população de Roraima

Fonte: IBGE

Nesta estimativa da população de 2018 o IBGE passou a captar o montante de estrangeiros que passaram a residir em Roraima, segundo o Instituto o fluxo migratório começou em 2015, quando fixaram-se pouco mais de mil imigrantes no Estado; em 2016 foram quase 2,5 mil; em 2017 cerca de 17 mil; e em 2018 outros 19,5 mil estrangeiros.

Gráfico 2 – Estimativa e projeção do saldo migratório internacional em Roraima

Fonte: IBGE

Ainda segundo as projeções do IBGE, este fluxo migratório deve reduzir nos próximos anos, finalizando em 2022, quando o Roraima deve receber quase 4 mil imigrantes. No total projeta-se que até 2022 tenhamos cerca de 80 mil estrangeiros, advindos dessa onda migratória, estarão residindo aqui no Estado, o que deve representar cerca de 12% da população roraimense.