Artigo Técnico 08/2018 – Mais de 14,4 mil pessoas em Roraima fizeram trabalho voluntário em 2016

Artigo Técnico 08/2018 de 03 de abril de 2018

Mais de 14,4 mil pessoas em Roraima fizeram trabalho voluntário em 2016

Pouco mais de 4% da população residente em Roraima realizou algum tipo de trabalho voluntário no ano de 2016, em números absolutos isso representou cerca de 14,4 mil pessoas. Dentre estes 8,3 mil foram mulheres e 6,1 mil homens.

A informação está na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua): Outras Formas de Trabalho-2016, divulgada pelo IBGE, que considerou trabalho voluntário aquele não compulsório, sem que se receba nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios, realizado por pelo menos uma hora por semana. Além disso, é necessário que esse tipo de trabalho produza bens ou serviços para terceiros, isto é, pessoas que não moram na mesma casa que o voluntário e não sejam parentes.

Em média os voluntários de Roraima dedicaram cada 8,2 horas por semana para realizar trabalhos voluntários, e a maioria destes (51,6%) trabalharam durante quatro ou mais vezes durante o mês.

Os locais de trabalho voluntários mais comuns foram: Congregação religiosa, sindicato, condomínio, partido político, escola, hospital, asilo (91,2%); Associação de moradores, associação esportiva, ONG, grupo de apoio ou outra organização (4,7%); e Outro local (7,9%).

A Região Norte foi a região brasileira com o maior percentual de trabalhadores voluntários, com destaque para o Pará e o Amazonas, que apresentaram os maiores índices dentre todas as Unidades da Federação, com respectivamente 6,2% e 6,0% de sua população exercendo algum tipo de trabalho voluntário em 2016.