FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Artigo Técnico 58/2017 – Aumento da energia elétrica em Roraima

Artigo Técnico 58/2017 de 08 de novembro de 2017

 

Aumento da energia elétrica em Roraima

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no dia 31 de outubro um reajuste médio de 35,26% nas tarifas da Boa Vista Energia (Eletrobras Distribuição Roraima). Para consumidores conectados à alta tensão, como indústrias, o aumento será de 35,09% e para a baixa tensão, como os clientes residenciais, a alta será de 35,30%. O reajuste já será cobrado nas contas do mês de novembro.

O aumento aprovado é muito mais elevado do que é media da inflação neste ano, que segundo o Banco Central do Brasil deve ficar em torno de 3%, ou seja, o aumento da tarifa da energia é mais de 10 vezes o da inflação oficial.

Mesmo comparando com o aumento nos preços do óleo diesel, combustível das termoelétricas utilizadas para suprir parte da energia consumida em Roraima, que neste ano acumula uma alta de aproximadamente 12%, observa-se que o aumento aprovado é aproximadamente 3 vezes superior ao do aumento dos combustíveis.

Devemos lembrar ainda, que a maior parte da energia consumida no Estado vem da Venezuela, comprada em dólares americanos, e chega em Roraima através do linhão de Guri. Como a cotação do dólar americano mante-se estável em relação ao ano passado, e em alguns períodos até mais baixa do que em 2016, o que prova que o custo com a compra da maior parte da energia consumida continua estável, não apresentando margem para um aumento tarifário.

Tais índices mostram que a elevação tarifária está bem acima do aumento médio de preços apresentados no ano de 2017.

 

 

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

Facebook
Twitter
Email
Imprimir