Artigo Técnico 49/2017 – Aumenta em 22% o número de novas empresas em Roraima

Artigo Técnico 49/2017 de 20 de setembro de 2017

Aumenta em 22% o número de novas empresas em Roraima

Segundo dados da Junta Comercial de Roraima, no 1º semestre de 2017 foram constituídas 464 novas empresas, enquanto que no mesmo período de 2016 o número de empresas registradas foi de 381, o que representa um aumento de aproximadamente 22%.

Essa elevação em 2017 mostra uma retomada na criação de empresas em Roraima, já que em 2016 houve uma queda de 21% na comparação com 1º semestre de 2015.

Gráfico 1 – Constituição de empresas em Roraima no 1º semestre

Fonte: Junta Comercial de Roraima

O tipo jurídico que apresentou a maior elevação foi o de Sociedade, com crescimento de 41%, seguido pelo tipo Empresário que aumentou 35%, e em terceiro lugar ficaram as Filiais com 21%. Apenas a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRL) registrou queda, com recuo de 49% em relação ao 1º semestre de 2016.

Gráfico 2 – Constituição de empresas em Roraima por tipo jurídico

Fonte: Junta Comercial de Roraima

Em termos absolutos o tipo jurídico Empresário foi o que apresentou o maior número de empresas constituídas, cerca de 44% das novas empresas. A Sociedade representou 31%, as Filiais 19% e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada 6%.

A Junta Comercial de Roraima informou ainda que não foram contabilizados os dados dos Empreendedores Individuais, cuja responsabilidade é da Receita Federal do Brasil.