Artigo Técnico 27/2017 – Exportações roraimenses cresceram 159% até maio deste

Artigo Técnico 27/2017 de 26 de junho de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Exportações roraimenses cresceram 159% até maio deste

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) aproximadamente 80% das exportações roraimenses destinaram-se a Venezuela, acumulando no ano cerca de US$ 5 milhões em vendas para o país vizinho.

No total já foram exportados US$ 6,4 milhões de produtos roraimenses em 2017, o que representa um crescimento de 159% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Gráfico 1 – Exportações de Roraima

Fonte: MDIC

Neste ano a Venezuela já adquiriu cerca de US$ 180 milhões em mercadorias brasileiras, deste total cerca de 57% são referentes a produtos alimentícios. Dentre as Unidades da Federação, São Paulo foi o que mais exportou para a Venezuela, sendo responsável por aproximadamente 27% de tudo que foi vendido.

Gráfico 2 – Exportações brasileiras para a Venezuela segundo a Unidade da Federação no acumulado de janeiro a maio de 2017 (valores em US$ milhões)

Fonte: MDIC

Roraima ficou na 10ª posição entre as Unidades da Federação que mais exportaram para a Venezuela, representando apenas 3% das vendas para o país vizinho, apesar do valor pequeno como um todo, o Estado é o principal fornecedor de arroz para a Venezuela, vendendo até maio deste ano 3 mil toneladas o que gerou uma receita de US$ 2 milhões, isso representa aproximadamente 53% do total de arroz brasileiro importado pela Venezuela.

Além dos produtos alimentícios que no acumulado do ano totalizou pouco mais de US$ 5,1 milhões, destacam-se entre os principais itens da pauta de exportação de Roraima a madeira com aproximadamente US$ 780 mil, e os produtos de higiene pessoal com US$ 292 mil.

Em relação às importações até maio de 2017 já somam US$ 2,7 milhões, o que representa um aumento de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado. Dentre os principais produtos importados destacam-se: centrais de ar-condicionado, originárias da China, no valor de US$ 858 mil; arroz comprado da Guiana no valor de US$ 326 mil; US$ 206 mil em pneus vindos da China; e farinha de trigo importada do Canadá, no valor de US$ 197 mil.

Gráfico 3 – Importações de Roraima

Fonte: MDIC

A relação entre as exportações e importações no período de janeiro a maio deste ano geraram para Roraima um saldo superavitário na Balança Comercial de pouco mais de US$ 3,6 milhões, o que representa um aumento de 5.372% na comparação com 2016, quando no mesmo período o saldo superavitário era de apenas US$ 66 mil.