Artigo Técnico 24/2017 – Setor atacadista permanece estável em 2016

Artigo Técnico 24/2017 de 16 de maio de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Setor atacadista permanece estável em 2016

Segundo dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o segmento atacadista distribuidor cresceu 0,6% em termos reais (já descontada a inflação no período) e 6,9% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 250,5 bilhões.

Ainda segundo a ABAD, os agentes de distribuição respondem hoje por uma fatia de 53,7% do mercado mercearil nacional, que compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais. Este é o décimo segundo ano consecutivo em que a participação do atacado distribuidor nesse mercado permanece superior a 50%.

Fonte: Ranking ABAD Nielsen 2017

Os números são apurados a partir de dados fornecidos voluntariamente por 572 empresas do setor associadas à ABAD e analisados pela consultoria Nielsen. Em Roraima existem 10 empresas que disponibilizaram seus dados para esta pesquisa, estas empresas locais representam 0,2% do total do faturamento dentre todas as empresas pesquisadas.

Considerando apenas as empresas que forneceram os seus dados tanto para a pesquisa de 2015 quanto de 2016, observa-se que houve um aumento de aproximadamente 1.000 funcionários em 2016, o que representa um crescimento de 1,1%.

Quanto ao tipo de modelo de negócio desenvolvido pelas empresas pesquisadas, observa-se que 39,9% eram de Distribuidor; 34,5% do Atacado com entrega; 20,5% do Atacado de autosserviço (atacarejo); 4,1% do Atacado de Balcão; e 1,0% de Operador de vendas.

Fonte: Ranking ABAD Nielsen 2017

Em relação aos prazos de pagamento o tempo médio varia de acordo com o modelo de negócio desenvolvido, para o modelo de Atacado de autosserviço a maior parte das vendas são feitas com prazo de até 7 dias. Já para os modelos de Distribuidor e Atacado de entrega este prazo médio sobe para até 28 dias. O Atacado balcão a maior parte das vendas é feita com prazo de mais de 28 dias.

Fonte: Ranking ABAD Nielsen 2017

Em relação as expectativas para o ano de 2017, todos os modelos de negócios estão otimistas em relação ao crescimento das vendas, com destaque para o Atacado de autosserviço e o Distribuidor. O Atacado de balcão, apesar de a maioria das empresas acreditarem num aumento do seu faturamento, também é o modelo com o maior percentual de empresários pessimistas, chegando a 9,5%.

Fonte: Ranking ABAD Nielsen 2017

Resumidamente, observa-se que apesar do crescimento tímido do setor atacadista em 2016, o fato de que a economia brasileira como um todo ter encolhido -3,6% mostra que o setor vem suportando bem a crise pela qual o país passa, e que a maioria das empresas está otimista quanto seu crescimento no ano de 2017.