Artigo Técnico 02/2017 – Roraima é a única unidade da federação onde o Comércio Varejista cresceu em 2016

Artigo Técnico 02/2017 de 02 de março de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Em 2016 o volume de vendas do comércio varejista no Brasil recuou -6,2%, esse foi o pior resultado para o país desde 2001, ano em que o IBGE começou a fazer essa pesquisa. As atividades econômicas que mais contribuíram para esse resultado negativo foram: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,1%); Móveis e eletrodomésticos (-12,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9,5%); Combustíveis e lubrificantes (-9,2%); Tecidos, vestuário e calçados (-10,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,1%); Equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (-12,3%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-16,1%).

Na contramão do cenário nacional, Roraima foi a única unidade da federação que apresentou resultado positivo no ano de 2016, com crescimento no volume de vendas de 1,2%. Já o Amapá foi o que apresentou o pior resultado do país, com retração de -18,1%.

Gráfico 1 – Variação no volume de vendas do comércio varejista em 2016

Fonte: Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, IBGE.

No caso roraimense, o principal segmento que contribuiu para o resultado positivo foi o de Hipermercados e Supermercados, que em virtude do aumento da demanda por produtos alimentícios, principalmente de arroz, açúcar, óleo de soja e farinha de trigo, por parte dos venezuelanos que se deslocavam até o nosso Estado para adquiri-los, acabou por elevar as vendas como um todo no comércio varejista local.

Por outro lado, o comércio varejista de móveis, foi a atividade do setor de comércio que mais sentiu a crise econômica que atingiu o país no ano passado.

Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e de material de construção, além daquelas que compõem o varejo, Roraima também foi a única unidade da federação com resultado positivo no volume de vendas, com um crescimento de 0,7%. O pior resultado também ficou com o Amapá, com variação de -16,3%.

Gráfico 2 – Variação no volume de vendas do comércio varejista ampliado em 2016 (%)

Fonte: Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, IBGE.

O crescimento maior do comércio varejista em relação ao comércio varejista ampliado mostra que as atividades de vendas de veículos e materiais de construção, apresentaram queda no ano de 2016. Essa retração foi mais sentida no setor de vendas de materiais de construção. Já a venda de veículos apresentou uma estabilidade no volume de vendas, apesar da queda na venda de veículos novos, as vendas de veículos usados, e de peças para carros e motos, principalmente na parte pneumática, apresentaram crescimento, o que evitou uma queda com um todo neste segmento.