Artigo Técnico 01/2017 – Empresários do Comércio iniciam o ano com mais otimismo

Artigo Técnico 01/2017 de 30 de janeiro de 2017

Economista Fábio R. Martinez

Empresários do Comércio iniciam o ano com mais otimismo

Índice de Confiança do Empresário do Comércio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-CNC) é o primeiro indicador nacional de expectativas empresariais do Brasil. Capaz de antecipar as tendências do consumo sob o ponto de vista do empresário do comércio. O índice é o único realizado exclusivamente com os tomadores de decisão das empresas do varejo, abrangendo as cinco regiões do Brasil.

Janeiro de 2017

O ICEC-CNC da Região Norte mostra que o empresário do comércio inicia o ano mais otimista do que em janeiro de 2016. O Índice de Confiança cresceu 17,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa melhora está ligada, principalmente, em relação ao ponto de vista que os empresários têm sobre a economia brasileira.

O Índice relativo à opinião dos empresários da Região Norte em relação à situação atual da economia brasileira cresceu 90,0%, já suas opiniões sobre a expectativa da economia brasileira cresceu 30,2% na comparação com janeiro de 2016.

Além do sentimento de melhora em relação a economia brasileira, o empresariado do setor comercial também sentiu uma melhora no seu setor do comércio e na própria empresa.  Segundo o índice, houve uma melhora de 40,4% da condição atual do comércio, e de 16,5% na expectativa futura do setor.

No tocante a empresa, o crescimento no índice é um pouco menor, se elevando em 24,0% em relação a condição atual, e aumento de 9,3% na expectativa futura.

Outra boa noticia para o comércio da Região Norte, é que houve um crescimento na perspectiva do empresariado de aumento na contração de mão de obra, o índice elevou-se 9,1% na comparação com 2016.

Também houve aumento na intenção de investimento na empresa, na ordem de 3,3%, e no aumento de estoque para atender uma maior quantidade de clientes, elevando-se 3,1%.

Fonte: CNC; Variação em relação ao mesmo período do ano anterior (jan/17 – jan/16)