FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – abr/24

Artigo Técnico 014/2024 de 18 de abril de 2024

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da CNC, mostra que a intenção de consumo das famílias roraimenses cresceu pelo quinto mês consecutivo, alcançando o valor de 94,5 pontos em abril, e ficando 16,2% superior ao valor apresentado no ano passado.

Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo 94,5 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 Intensão de consumo
75,0 77,0 79,0 81,0 83,0 85,0 87,0 89,0 91,0 93,0 95,0 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 mar/24 abr/24 Intenção de consumo das famílias roraimenses
Índice Abr /24 Variação mensal Variação anual Emprego atual 106,3 4,7% 22,8% Perspectiva profissional 111,0 6,3% 31,8% Renda atual 95,5 0,7% -5,7% Acesso ao crédito 78,7 1,0% 5,9% Nível de consumo atual 90,2 1,5% 39,3% Perspectiva de consumo 132,3 0,0% 19,5% Momento para duráveis 47,2 -7,4% 0,0% ICF 94,5 1,6% 16,2%

As percepções das famílias roraimenses quando ao emprego, tanto em relação ao atual, quanto perspectiva profissional futura, continuam em patamares mais elevados do que no ano passado, mostrando maior segurança profissional e tendência de crescimento desde junho de 2023, com ambos os índices ficando acima dos 100 pontos.

Em relação a renda atual, continua sendo o único índice do ICF com valores abaixo dos apresentados em 2023, com retração anual de 5,7%, contudo, com uma redução no número de famílias que afirmaram estar com sua renda atual pior do que a do ano passado, chegando a 31,3%.

Por sua vez, o nível de consumo atual, foi o índice que apresentou o maior crescimento anual, com elevação de 39,3%, mas ainda assim, ficando abaixo do nível de satisfação, por outro lado, as famílias roraimenses estão otimistas quanto a percepção em relação ao consumo futuro, mantendo o mesmo resultado apresentado no mês de março/2024.

O acesso ao crédito voltou a subir, após duas quedas consecutivas, por conta da redução do número de famílias que afirmaram que está mais difícil ter acesso ao crédito, ficando em 51,5% no mês. Por outro lado, essa queda não refletiu num aumento daquelas pessoas que acreditam que está mais fácil conseguir crédito, e sim do percentual de pessoas que informaram que não houve mudança.

O momento para aquisição de bens duráveis continua sendo o índice do ICF com o menor valor, ficando em apenas 47,2 pontos, também sendo o único índice com queda no mês de abril, retraindo 7,4%. Essa já é a segunda queda seguida, levando o índice para o menor valor desde junho de 2023.

Percepção do emprego 70,0 75,0 80,0 85,0 90,0 95,0 100,0 105,0 110,0 115,0 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 mar/24 abr/24 Emprego atual Perspectiva profissional
Renda atual (%) 20,0 25,0 30,0 35,0 40,0 45,0 50,0 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 mar/24 abr/24 Melhor Pior Igual
Percepção do consumo 0,0 20,0 40,0 60,0 80,0 100,0 120,0 140,0 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 mar/24 abr/24 Nível de consumo atual Perspectiva de consumo
Acesso ao crédito (%) 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 mar/24 abr/24 Mais fácil Mais difícil Igual
Momento para duráveis (%) 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 mar/24 abr/24 Bom Mau Não sabe

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

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