Fecomércio/RR completa 33 anos e prepara a Agenda do Comércio Municipal

O documento será entregue aos candidatos à Prefeitura de Boa Vista

A Federação do Comércio em Roraima representa a categoria de bens, serviços e turismo, reunindo 13 sindicatos patronais que correspondem a mais de 33 mil empresas, geradoras de aproximadamente 45 mil empregos formais, 61% do total de pessoas ocupadas em Roraima.

“O comércio em Roraima é o segundo maior gerador de emprego e renda, ficando atrás apenas da administração pública. Nossa principal missão é assegurar e garantir aos empresários e Sindicatos por nós representados, as melhores condições para os seus negócios, desenvolvendo a nossa sociedade e cuidando do trabalhador do comércio”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/RR, Ademir dos Santos.

A Federação foi fundada no dia 10 de abril de 1991, mesmo ano que passou a ser integrante do Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio – Sicomércio, da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Com o surgimento de uma entidade única, foi criado o Sistema Fecomércio/RR, reunindo os braços operacionais Sesc/RR, Senac/RR e o Instituto Fecomércio. O principal objetivo da Federação que representa o comércio local é atender necessidades do segmento.

Em março, a CNC e a Federação do Comércio entregaram aos senadores e deputados federais, a Agenda Institucional do Comércio para o ano de 2024. “Oferecemos propostas concretas para o desenvolvimento socioeconômico do País. Mais do que isso, estamos criando um grande movimento nacional em torno da construção de uma agenda permanente para o setor terciário, que é responsável por mais de 70% do Produto Interno Bruto brasileiro e emprega dois terços da população ativa”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele lembra que a Agenda Institucional do Sistema Comércio é um chamado à união e à parceria, um convite para construirmos juntos uma nação mais justa, próspera e sustentável.

Entre as propostas apresentadas por Roraima, sobre a legislação tributária estão a redução gradativa da alíquota do ICMS, caindo para 19% em 2025, 18% em 2026 e 17% em 2027; e aumento do teto do faturamento do Simples, do microempreendedor individual e as micro e pequenas empresas. Na regulamentação da Reforma Tributária para este ano, a sugestão da Agenda do Comércio é manter de forma claro no texto na PEC, a manutenção dos benefícios ficais para as Áreas de Livre Comércio em todos o país e com isso garantir os mesmos incentivos da Zona Franca de Manaus para os empresários das ALC´s de Boa Vista e Bonfim. Outro ponto destacado como importante para o desenvolvimento do comércio roraimense foi a conexão com a Internet. A obra que vai ligar o Estado com a Infovia 04, do Programa Norte Conectado, está atrasada pela falta da licença ambiental. O compromisso de construção das infovias subfluviais na Amazônia faz parte das obrigações assumidas no leilão 5G.

“As propostas e ações foram pensadas e planejadas por regiões e cada Federação entregou a agenda com indicações de políticas locais. É um momento importante para conversar sobre as principais demandas dos empresários do comércio em Roraima.Com as eleições municipais, a Federação do Comércio já começou a planejar a agenda do Comércio para o município de Boa Vista. Estamos fazendo um levantamento com as principais demandas para a capital, vamos reunir Sindicatos e empresários para elaborar o documento que será entregue aos candidatos à Prefeitura de Boa Vista. Será uma oportunidade para todos conhecerem a importância desse setor para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, finaliza Ademir dos Santos, presidente do Sistema Fecomércio/RR.

A Agenda do Comércio para o município de Boa Vista está na fase da construção e o documento será entregue aos candidatos à Prefeitura após as convenções que oficializam as candidaturas para as eleições de 2024.