FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – fev/24

Artigo Técnico 007/2024 de 21 de fevereiro de 2024

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da CNC, mostra que a intenção de consumo das famílias roraimenses cresceu pelo terceiro mês consecutivo, alcançando o valor de 92,4 pontos, maior resultado para um mês de fevereiro desde 2020.

92,4 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 Intensão de consumo Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo
75,0 77,0 79,0 81,0 83,0 85,0 87,0 89,0 91,0 93,0 95,0 fev/23 mar/23 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 Intenção de consumo das famílias roraimenses
Índice Fev/24 Variação mensal Variação anual Emprego atual 101,5 -2,3% 14,8% Perspectiva profissional 99,8 2,8% 21,8% Renda atual 100,4 -0,5% -2,7% Acesso ao crédito 81,9 -1,9% 10,4% Nível de consumo atual 82,6 6,6% 37,5% Perspectiva de consumo 124,0 6,2% 18,3% Momento para duráveis 56,9 -1,9% 25,9% ICF 92,4 1,5% 16,0%

As percepções das famílias roraimenses quando ao emprego, tanto em relação ao atual, quanto perspectiva profissional futura, estão em patamares mais elevados do que no ano passado, mostrando maior segurança profissional e tendência de crescimento desde junho de 2023, contudo, com valores muito próximo da zona de indiferença de 100 pontos.

Em relação a renda atual, quase dois terços das famílias roraimenses sentiram modificação em seus rendimentos, ficando metade com melhoria e a outra com quedas. Ainda assim o percentual de famílias que mantem a mesma renda do ano passado continua sendo o maior percentual, com 35,4%.

O nível de consumo atual vem crescendo nos últimos cinco meses, ainda assim, ficando abaixo do nível de satisfação, por outro lado, as famílias roraimenses estão otimistas quanto a percepção em relação ao consumo no futuro, que apresentou o melhor resultado desde junho de 2020.

O acesso ao crédito, mesmo com a redução apresentada em fevereiro, vem registrando uma tendência mais positiva, com melhora de 10,4% na comparação com fevereiro do ano passado, ainda assim, para mais da metade das famílias o acesso ao crédito está mais difícil do que no ano anterior.

Com a melhora gradativa do acesso ao crédito, vem aumentando o percentual de famílias que acreditam que é um bom momento para adquirir bens duráveis, contudo, para cerca de 70%, o momento atual ainda não é o mais propicio para a compra desse tipo de bem.

Percepção do emprego 70,0 75,0 80,0 85,0 90,0 95,0 100,0 105,0 110,0 fev/23 mar/23 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 Emprego atual Perspectiva profissional
Renda atual (%) 20,0 25,0 30,0 35,0 40,0 45,0 50,0 fev/23 mar/23 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 Melhor Pior Igual
Percepção do consumo 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0 110,0 120,0 130,0 fev/23 mar/23 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 Nível de consumo atual Perspectiva de consumo
Momento para duráveis (%) 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 80,0 fev/23 mar/23 abr/23 mai/23 jun/23 jul/23 ago/23 set/23 out/23 nov/23 dez/23 jan/24 fev/24 Bom Mau Não sabe

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

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