Artigo Técnico 007/2024 de 21 de fevereiro de 2024
A pesquisa de Intenção de Consumo das
Famílias (ICF), da CNC, mostra que a intenção de consumo das famílias
roraimenses cresceu pelo terceiro mês consecutivo, alcançando o valor de 92,4
pontos, maior resultado para um mês de fevereiro desde 2020.
As percepções das famílias roraimenses
quando ao emprego, tanto em relação ao atual, quanto perspectiva profissional
futura, estão em patamares mais elevados do que no ano passado, mostrando maior
segurança profissional e tendência de crescimento desde junho de 2023, contudo,
com valores muito próximo da zona de indiferença de 100 pontos.
Em relação a renda atual, quase dois terços
das famílias roraimenses sentiram modificação em seus rendimentos, ficando metade
com melhoria e a outra com quedas. Ainda assim o percentual de famílias que
mantem a mesma renda do ano passado continua sendo o maior percentual, com
35,4%.
O nível de consumo atual vem crescendo nos
últimos cinco meses, ainda assim, ficando abaixo do nível de satisfação, por
outro lado, as famílias roraimenses estão otimistas quanto a percepção em
relação ao consumo no futuro, que apresentou o melhor resultado desde junho de
2020.
O acesso ao crédito, mesmo com a redução
apresentada em fevereiro, vem registrando uma tendência mais positiva, com
melhora de 10,4% na comparação com fevereiro do ano passado, ainda assim, para
mais da metade das famílias o acesso ao crédito está mais difícil do que no ano
anterior.
Com
a melhora gradativa do acesso ao crédito, vem aumentando o percentual de
famílias que acreditam que é um bom momento para adquirir bens duráveis,
contudo, para cerca de 70%, o momento atual ainda não é o mais propicio para a
compra desse tipo de bem.
FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077