Famílias em Roraima terminaram 2023 com dívidas

Pesquisa mostra que Roraima foi a terceira unidade da federação com maior percentual da série histórica e o cartão de crédito é o grande vilão

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o endividamento das famílias em Roraima é o maior da série histórica, quando começou a pesquisa em 2010.

O percentual encerrou o ano de 2023 com 90,1% de consumidores endividados. “O principal destaque apresentado para o crescimento das dívidas foi o cartão de crédito, que aumentou mais de 17 pontos percentuais, comparando com o mesmo período de 2022. A pesquisa destaca também um aumento das famílias que estão muito endividadas, saindo de 8,5% para os atuais 15,9%”, aponta o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez.

A nível nacional, Roraima é a terceira unidade da federação com maior número de famílias endividadas, subindo quatro posições em relação ao ranking de 2022. “A Peic mostrou que, pela primeira vez em treze anos, as famílias roraimenses terminaram o ano mais endividadas do que começaram. Outro ponto que merece destaque no estudo da CNC é o comprometimento da renda das famílias com essas dívidas, pois nunca esteve tão alto assim, ultrapassado os 30% e mostrando um dado preocupante”, complementa o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD em Roraima, Ademir dos Santos.

O percentual de famílias inadimplentes em Roraima também cresceu saindo de 34,7% em dezembro de 2022 para 47,6% em dezembro de 2023, sendo esse o segundo maior percentual para o mês de dezembro.

Endividamento e inadimplência aumentam mais na Região Norte

É importante distinguir os conceitos de inadimplência e de endividamento. Enquanto as famílias estão conseguindo pagar suas dívidas, elas são consideradas endividadas. Mas, a partir do momento que a família deixa de pagar as contas, ela passa a estar inadimplente e com dívidas em atraso.

Embora a Região Sul tenha a maior parcela de endividados do País, a maior taxa de crescimento anual foi verificada na Região Norte. Os cinco Estados mais endividados foram Paraná, Minas Gerais, Roraima, Espírito Santo e Ceará. Os menos endividados foram Alagoas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Goiás e São Paulo. A Região Norte tem duplo destaque: o maior número de famílias inadimplentes e o maior aumento de um ano para outro.