FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Vendas do comércio varejista para a Black Friday 2023

Artigo Técnico 031/2023 de 20 de novembro de 2023

Segundo estimativas feitas pela Fecomércio-RR, com base nos dados da CNC, as vendas do comércio varejista de Roraima para a Black Friday de 2023 deverão movimentar R$ 9,65 milhões em receita de vendas, o segundo maior valor desde 2010, ficando 0,5% abaixo do registrado em 2022.

Fonte: Fecomério-RR Receita de vendas do varejo voltadas para a Black Friday em Roraima (R$ milhões) 1,53 1,69 2,95 3,05 3,46 4,22 4,54 4,44 5,19 7,09 7,91 9,47 9,70 9,65 0 2 4 6 8 10 12 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023

Em 2023, os segmentos de eletroeletrônicos e utilidades domésticas e de móveis e eletrodomésticos deverão responder por quase metade (48%) da movimentação financeira prevista. Tendem a se destacar ainda os ramos de hiper e supermercados e de vestuário, calçados e acessórios.

Conforme acompanhamento da CNC, Smartwatches, notebooks, fones de ouvido e caixas de som, são os produtos com maiores potenciais de desconto real na Black Friday deste ano, por outro lado, produtos com uma alta procura como as centrais de ar-condicionado, não devem apresentar descontos significativos.

* Variação no volume de buscas nos últimos 30 dias ** Nos últimos 40 dias Fonte: CNC Produtos Buscas no ecommerce* Variações de preços** Potencial de desconto real Ares-Condicionados 177,3% 2,9% Baixo TVs 88,0% -1,5% Médio Fogões 68,6% -2,7% Médio Caixas de som 61,3% -5,6% Alto Smartwatches 61,1% -12,4% Alto Refrigeradores 47,1% -0,9% Médio Videogames 15,7% 7,9% Baixo Smartphones 12,2% -4,6% Médio Notebooks 6,2% -9,2% Alto Fones de ouvido 5,7% -6,1% Alto Variações das buscas e dos preços de produtos mais demandados pelos consumidores

A adesão dos segmentos do varejo à Black Friday vem se dando de forma gradual desde a sua incorporação definitiva ao calendário de datas âncoras do setor. Em 2010, apenas os segmentos de móveis e eletrodomésticos, livrarias e papelarias e as lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos estavam envolvidos com o evento.

Em 2011, a data contou com a entrada do ramo de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos. Em 2012, foi a vez de hipermercados e lojas de informática e comunicação. Finalmente, o ramo de vestuário e acessórios embarcou de forma definitiva a partir da edição de 2017.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

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