Artigo Técnico 006/2023 de 21 de março de 2023
Análise feita pela Fecomércio-RR mostra que
Intenção de Consumo das Famílias (ICF) roraimenses no mês de março de 2023
continua com a tendência de queda, ficando em 78,9 pontos, o segundo menor
valor em toda a série histórica, ficando acima apenas do resultado apresentado
em julho de 2016.
Desde maio de 2022 a intenção de consumo em
Roraima vem caindo, apresentando uma redução mensal de 0,9% em relação ao mês
de fevereiro deste ano e de 18,5% na comparação com março de 2022.
Na comparação mensal, a os sub índices que
mais contribuíram para a queda de março em comparação com fevereiro foram o
momento para comprar bens duráveis, compras a prazo (acesso ao crédito) e renda
atual, todos eles com queda de 2,2%.
A queda no acesso ao crédito e no momento
para bens duráveis estão atrelados a manutenção em patamar elevado da taxa de
juros, que encarece as compras a prazo, principalmente de produtos de maior
valor.
A renda atual, apesar da segunda queda
mensal consecutiva, continua com valor acima dos 100 pontos, ficando no liminar
do nível de indiferença, contudo, ainda levemente positivo, tendo 27% das famílias
entrevistadas afirmando que sua renda atual está pior do que o ano passado,
enquanto que 28% afirmaram que está melhor.
O
único sub índice que apresentou aumento em março foi o referente ao nível de
consumo atual, que aumentou 3,8%, revertendo a queda apresentada em fevereiro,
contudo ainda apresentando o segundo menor resultado do ICF, com 62,3 pontos.
FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR
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