FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – out/22

Artigo Técnico 029/2022 de 20 de outubro de 2022

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em outubro deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 87,8 pontos, menor resultado dos últimos 12 meses.

Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo 87,8 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0,0 20,0 40,0 60,0 80,0 100,0 120,0 140,0 160,0 180,0 200,0 Intensão de consumo

Houve queda pelo sexto mês seguido na intenção de consumo em Roraima, caindo 3,5% na comparação com o mês de setembro e 1,8% a menor do que o mesmo período do ano passado, fincando ainda mais baixo do nível de satisfação (100 pontos), que nos últimos 30 meses só foi ultrapassado nos meses de abril e maio deste ano, o que demonstra um sentimento mais pessimista, por parte das famílias roraimenses, em relação a sua intenção de consumo.

Intenção de consumo das famílias roraimenses 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0 110,0 120,0 abr/20 mai/20 jun/20 jul/20 ago/20 set/20 out/20 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 dez/21 jan/22 fev/22 mar/22 abr/22 mai/22 jun/22 jul/22 ago/22 set/22 out/22 Nível de satisfação (100 pontos)

Cinco dos sete subíndices do ICF apresentaram queda em outubro, com destaque para a redução no Compra a prazo (referente ao acesso ao crédito), que caiu 9,5%, atingindo o valor de 78,5 pontos, sendo que 51% das famílias entrevistadas afirmaram está mais difícil ter acesso ao crédito, na comparação com o ano passado.
Outra queda em destaque foi na perspectiva de consumo, que caiu 6,0%, apesar disso esse subíndice continua sendo o mais bem avaliado entre os entrevistados atingindo o valor de 116,6 pontos.
Dentre os subíndices que apresentaram crescimento, destaca-se o referente ao momento para comprar bens duráveis, apresentando elevação de 3,2% na comparação com setembro, contudo, ainda estamos abaixo do nível de satisfação, ficando com 58,9 pontos, sendo que 68% dos entrevistados afirmarem que este ainda é um mau momento para comprar esse tipo de bens.

Índices do ICF 56,5 58,9 78,5 93,7 103,2 107,0 116,6 Nível de Consumo Atual Momento para Duráveis Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Perspectiva Profissional Emprego Atual Renda Atual Perspectiva de Consumo
Acesso ao crédito 29% 51% 20% Mais Fácil Mais Difícil Igual ao ano passado

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077

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