Fecomércio entrega a Agenda Institucional do Comércio e Turismo aos candidatos ao Governo de Roraima

A Fecomércio, Sindicatos empresariais e empresários do comércio de bens, serviços e turismo, participaram da Agenda Institucional do Comércio, elaborada pela CNC – Confederação Nacional do Comércio, com o objetivo de discutir as demandas do setor, aprimorando a defesa dos interesses e a afirmação institucional do Sistema Comércio em todo o país.

Mais de 1,8 mil pessoas, entre empresários e representantes das 26 Federações do Comércio nos Estados e do Distrito Federal, sete Federações nacionais e 1.046 Sindicatos empresariais participam dos debates virtuais, que foram divididos em quatro painéis: Reforma Tributária, Reforma Trabalhista, Legislação Empresarial e Regulação. A Agenda Institucional do Comércio também destacou a importância dos braços sociais do Sistema Comércio, o Sesc e o Senac, e a contribuição dos serviços sociais para os trabalhadores do comércio e para a população em geral.

A Agenda será uma ferramenta que irá nortear a CNC, as Federações e os Sindicatos quanto aos temas prioritários do setor empresarial que precisam ser defendidos junto ao Governo Federal e aos governos estaduais. A Agenda Institucional Nacional, com propostas e recomendações para todo país, respeitando as características de cada região, foi entregue aos candidatos à Presidência da República e agora cada Federação vai entregar as Agendas Institucionais com as propostas para cada Estado,  aos candidatos ao governo.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD, em Roraima, Ademir dos Santos, destaca a importância da Agenda Institucional para o comércio, pois “estamos em um processo eleitoral e essa agenda é um documento para interagir com os candidatos ao Governo do Estado, apresentando propostas para melhorar o setor do comércio de bens, serviços e turismo. É o momento que nós temos de fazer e apresentar as sugestões de políticas públicas e pedir um compromisso dos candidatos com essa agenda, caso sejam eleitos. Esse é o nosso papel, fomentar e defender os interesses dos empresários do comércio em Roraima”.

As Agendas Institucionais com propostas para Roraima serão entregues aos cinco candidatos no período de 12 a 16/09, às 8h30, no auditório da Casa do Comércio, sede da Federação. Os encontros serão individuais e terão a presença de empresários e representantes de Sindicatos, nas seguintes datas:

12/09 – Antônio Denarium (PP)
13/09 – Fábio Almeida (PSOL)
14/09 – Rudson Leite (PV)
15/09 – Teresa Surita (MDB)
16/09 - Juraci dos Santos (PDT)

Em Roraima, segundo o assessor econômico da Federação do Comércio, Fábio Martinez, “as atividades vinculadas a Fecomércio representam 25% do PIB, sendo o segundo principal grupo de atividades econômicas, atrás apenas da administração pública, que correspondem por 48% do PIB”.

Os segmentos representados pela Fecomércio correspondem a mais de 26 mil empresas, que juntas geram mais de 56 mil empregos formais, o que representa 83% do total de pessoas ocupadas em Roraima. O Sistema Comércio é o segundo maior empregador do Estado de Roraima.