FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – mai/22

Artigo Técnico 013/2022 de 25 de maio de 2022

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em maio deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 100,1 pontos.

Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo 100,1 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 Intensão de consumo

Após dois aumentos mensais seguidos a intenção de consumo das famílias roraimenses apresentou uma queda de 1,2% na comparação com o mês de abril, contudo mantendo-se no limiar do nível de satisfação, e apresentando um aumento de 22,0% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Intenção de consumo das famílias roraimenses 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0 110,0 120,0 abr/20 mai/20 jun/20 jul/20 ago/20 set/20 out/20 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 dez/21 jan/22 fev/22 mar/22 abr/22 mai/22 Nível de satisfação (100 pontos)

A maioria dos subíndices do ICF apresentaram queda em maio, com destaque para a redução na perspectiva profissional, que caiu 5,1%, atingindo o valor de 120,8 pontos, menor valor no ano, contudo acima do nível de satisfação.
Outra queda acentuada, foi a apresentada no acesso ao crédito, que caiu 4,7%, atingindo o valor de 83,9 pontos, menor valor dentre os subíndices do ICF.
A queda neste subíndice está ligada ao aumento constante nas taxas de juros, que encarecem as compras a prazo diminuindo o acesso ao crédito de forma mais ampla.
Outros três subíndices apresentaram crescimento, com destaque para o momento para comprar bens duráveis, que aumentou 2,4% na comparação com o mês de abril, mais ainda continua abaixo do nível de satisfação, sendo o segundo menor subíndice do ICF.

Índices do ICF 83,9 84,4 85,7 98,4 105,6 120,8 121,9 Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Momento para Duráveis Nível de Consumo Atual Renda Atual Emprego Atual Perspectiva Profissional Perspectiva de Consumo
Momento para duráveis grupamento / agosto 2020 41% 56% 3% Bom Mau Não Sabe

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077

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