FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – abr/22

Artigo Técnico 011/2022 de 20 de abril de 2022

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em abril deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 101,3 pontos, maior valor desde abril de 2020.

Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo 101,3 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 Intensão de consumo

Pela primeira vez desde os últimos 2 anos o nível de satisfação superou a marca dos 100 pontos, o que demonstra uma indicação de maior otimismo por parte das famílias roraimenses, tornando-as mais propensas a estimular um maior consumo local.

Intenção de consumo das famílias roraimenses 60,0 70,0 80,0 90,0 100,0 110,0 120,0 abr/20 mai/20 jun/20 jul/20 ago/20 set/20 out/20 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 dez/21 jan/22 fev/22 mar/22 abr/22 Nível de satisfação (100 pontos)

Houve um crescimento de 4,6% em comparação ao mês de março, e de 18,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Praticamente todos os índices que compõem o ICF apresentaram crescimento no mês de abril, com destaque para momento para comprar bens duráveis, que cresceu 12,3%, e o nível de consumo atual, com elevação de 8,2%, apesar da melhora neste mês, ambos os índices continuam abaixo do nível de 100 pontos, ficando nas duas últimas posição dentre os demais índices do ICF.
O único índice que apresentou queda foi o referente a renda atual, que caiu 3,4% em abril, quarta queda mensal seguida. Essa retração é reflexo do aumento da inflação nos últimos meses, influenciado principalmente por conta da guerra na Ucrânia, o que fez com que o preço de vários itens subirem, comprometendo o poder de compra das famílias roraimenses.

Índices do ICF 82,5 86,1 88,1 97,7 106,5 121,1 127,2 Momento para Duráveis Nível de Consumo Atual Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Renda Atual Emprego Atual Perspectiva de Consumo Perspectiva Profissional
Renda atual grupamento / agosto 2020 31% 34% 34% 1% Melhor Pior Igual a do ano passado Não sabe / não respondeu

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077

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