FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – mar/22

Artigo Técnico 010/2022 de 24 de março de 2022

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em março deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 96,9 pontos, maior valor desde maio de 2020.

Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 96,9 Intensão de consumo

Em comparação com o mês de fevereiro houve um aumento de 2,1%, e em relação ao mesmo período do ano passado o incremento foi ainda maior, aumentando 10,3%, contudo, pelo 23º mês seguido a intenção de consumo das famílias roraimenses ficou abaixo do nível de indiferença, mostrando uma propensão menor de consumo para o período.

87,9 85,2 82,1 82,3 82,2 82,3 85,4 89,4 92,8 95,8 96,4 94,9 96,9 60,0 80,0 100,0 120,0 Intenção de consumo das famílias roraimenses

O maior aumento mensal foi em relação ao emprego atual, que cresceu 5,3%, ultrapassando pela primeira vez deste junho de 2021 os 100 pontos, com a maioria dos entrevistados afirmando que estão mais seguros com seus empregos.
Destacam-se também os aumentos nos índices de momento para compra de bens duráveis, que cresceu 4,7%, e o de compras a prazo, referente ao acesso ao crédito, que aumentou 4,3%. Apesar da melhora, ambos os índices continuam apresentando valores abaixo dos 100 pontos, o que conota uma visão mais pessimista tanto em relação a compra de bens mais caros, quanto do acesso e do custo do crédito atualmente.
O único índice que apresentou redução em março foi o referente a renda atual, que caiu pelo terceiro mês seguido, retraindo 2,0% na comparação com fevereiro.

Índices do ICF 73,4 79,6 84,2 100,6 101,1 114,0 125,5 Momento para Duráveis Nível de Consumo Atual Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Emprego Atual Renda Atual Perspectiva de Consumo Perspectiva Profissional
Momento para duráveis grupamento / agosto 2020 33% 63% 4% Bom Mau Não Sabe

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077

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