FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – jan/22

Artigo Técnico 003/2022 de 31 de janeiro de 2022

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em janeiro deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 96,4 pontos, melhor resultado desde junho de 2020.

Otimista Pessimista Maior consumo Menor consumo 96,4 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 Intensão de consumo

Pelo sexto mês seguido houve aumento na intenção de consumo, elevando em 0,5% na comparação com dezembro, e de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado, contudo, ainda ficando abaixo do nível de indiferença, mas com projeção de superá-lo nos próximos meses de 2022.
Em relação as famílias que recebem acima de 10 salários-mínimos a intenção de consumo já supera o nível de indiferença, atingindo o valor de 117,8 pontos, enquanto para as famílias que recebem até 10 salários mínimos foi de 94,5 pontos.

88,2 89,1 87,9 85,2 82,1 82,3 82,2 82,3 85,4 89,4 92,8 95,8 96,4 60,0 80,0 100,0 120,0 jan/21 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 dez/21 jan/22 Intenção de consumo das famílias roraimenses

As maiores elevações foram apresentas no nível de consumo atual, acesso a crédito e perspectiva profissional, que apresentaram crescimento de 5,1%, 4,6% e 3,0% respectivamente.
Apesar da melhora o nível de consumo atual e acesso a crédito continuam com valores abaixo de 100 pontos, o que mostra uma insatisfação em relação a estes quesitos, sendo que para a 52% dos entrevistos, o nível de consumo atual é menor do que no ano passado, esse também é o mesmo percentual de famílias que afirmaram que o acesso ao crédito está mais difícil.
Por outro lado, a perspectiva profissional segue elevada, atingindo 121,1 pontos, maior valor dentre os índices do ICF. Esse resultado positivo se nota nos bons dados apresentados na geração de empregos do último ano quando foram criados quase 5 mil novos postos de trabalho, maior valor em toda a série histórica, o que eleva o otimismo em relação a uma melhora profissional.

Índices do ICF 75,2 78,8 79,2 95,5 107,9 116,7 121,1 Momento para Duráveis Nível de Consumo Atual Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Emprego Atual Renda Atual Perspectiva de Consumo Perspectiva Profissional
Perspectiva profissional grupamento / agosto 2020 52% 30% 18% Positiva Negativa Não sabe
Nível de consumo atual grupamento / agosto 2020 31% 52% 17% Maior Menor Igual

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077

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