FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Intenção de consumo das famílias roraimenses – nov/21

Artigo Técnico 035/2021 de 22 de novembro de 2021

Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em novembro deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 92,8 pontos, melhor resultado desde junho de 2020.

Pelo quarto mês seguido houve aumento na intenção de consumo, elevando em 3,8% na comparação com outubro passado, ficando ainda abaixo do nível de indiferença, mas com projeção de superá-lo a partir de 2022. 

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 10,5%, sendo a segunda vez no ano em que tal elevação ocorre, contudo, ainda não sendo suficiente para superar as quedas apresentadas desde janeiro, acumulando uma retração média no ano de 9,6%.

84,0 85,1 88,2 89,1 87,9 85,2 82,1 82,3 82,2 82,3 85,4 89,4 92,8 60,0 80,0 100,0 120,0 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21 mar/21 abr/21 mai/21 jun/21 jul/21 ago/21 set/21 out/21 nov/21 Intenção de consumo das famílias roraimenses

Seis dos sete índices que compõem o ICF cresceram na comparação com o mês de outubro, com destaque para a elevação apresentada no Momento para Compra de Bens Duráveis e Perspectiva de Consumo, que aumentaram respectivamente 8,5% e 7,7%, influenciado diretamente com a aproximação de datas comemorativas que estimulam o consumo, como o caso da Black Friday.

O único índice do ICF que apresentou queda em novembro, foi o referente as Compras a Prazo, que refletem o acesso ao crédito, que reduziu 2,7%, afetado pelos constantes aumentos efetuados pelo Banco Central na taxa básica de juros, a SELIC.

Observa-se que mesmo com os aumentos constantes nos preços, a intenção de consumo aqui em Roraima permanece em ascensão, contudo, para a maioria das famílias (58%), o consumo atual ainda é inferior ao apresentado no mesmo período do ano passado.

Índices do ICF 70,6 72,1 76,6 96,1 110,0 110,1 114,0 Nível de Consumo Atual Momento para Duráveis Compra a Prazo (Acesso ao crédito) Emprego Atual Renda Atual Perspectiva de Consumo Perspectiva Profissional
Perspectiva de consumo grupamento / agosto 2020 48% 34% 18% Maior Menor Igual
Nível de consumo atual grupamento / agosto 2020 28% 58% 14% Maior Menor Igual

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

Facebook
Twitter
Email
Imprimir