Artigo Técnico 035/2021 de 22 de novembro de 2021
Análise feita pela Fecomércio-RR
com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias
(ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e
Turismo – CNC, mostra que em novembro deste ano o índice de
intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 92,8 pontos, melhor
resultado desde junho de 2020.
Pelo quarto mês seguido houve
aumento na intenção de consumo, elevando em 3,8% na comparação com
outubro passado, ficando ainda abaixo do nível de indiferença, mas com
projeção de superá-lo a partir de 2022.
Na comparação com o mesmo
período do ano passado, houve um aumento de 10,5%, sendo a segunda vez
no ano em que tal elevação ocorre, contudo, ainda não sendo suficiente para
superar as quedas apresentadas desde janeiro, acumulando uma retração média no
ano de 9,6%.
Seis dos sete índices que
compõem o ICF cresceram na comparação com o mês de outubro, com destaque para a
elevação apresentada no Momento para Compra de Bens Duráveis e Perspectiva
de Consumo, que aumentaram respectivamente 8,5% e 7,7%, influenciado
diretamente com a aproximação de datas comemorativas que estimulam o consumo,
como o caso da Black Friday.
O único índice do ICF que apresentou
queda em novembro, foi o referente as Compras a Prazo, que
refletem o acesso ao crédito, que reduziu 2,7%, afetado pelos constantes
aumentos efetuados pelo Banco Central na taxa básica de juros, a SELIC.
Observa-se que mesmo com os aumentos constantes nos preços, a intenção
de consumo aqui em Roraima permanece em ascensão, contudo, para a maioria das
famílias (58%), o consumo atual ainda é inferior ao apresentado no mesmo
período do ano passado.
FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077