Vai Turismo – Encontro estadual reuniu atores do trade turístico de Roraima

A CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo quer sensibilizar as lideranças, buscar soluções e promover mudanças para impulsionar o turismo em todo o país. O projeto Vai Turismo foi lançado no dia 22 de junho e agora ocorrem os encontros estaduais, promovidos pelas Federações do Comércio em cada Estado.

Em Roraima, o Sistema Fecomércio reuniu 17 instituições públicas e privadas que atuam nesse segmento, em diferentes regiões. Responsável por uma fatia de 8% da economia brasileira, o turismo foi um dos setores que mais sofreu no período agudo da pandemia do novo coronavírus e ainda amarga prejuízos históricos durante a prolongada crise econômica e sanitária. Para a superintendente da Federação do Comércio, Yolanda Herbster, “o nosso objetivo com o Vai Turismo é aproximar o debate de quem trabalha em Roraima. Queremos ouvir, apresentar propostas e soluções práticas para melhorar esse setor que tanto contribui com a economia do Estado, gerando emprego e renda para os moradores de todos os municípios “.

I Encontro Vai Turismo, em Roraima, dia 25 de agosto de 2021

O projeto Vai Turismo irá conduzir uma grande consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade turístico, capitaneada pelas Federações do Comércio (Fecomércios), em todos os Estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC). Ao final, serão formuladas propostas de políticas públicas que serão entregues aos candidatos ao Poder Executivo nas próximas eleições.

Ademir dos Santos, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPR, acrescenta que “devemos aproveitar as belezas naturais e o potencial de Roraima. O turismo deve ser priorizado na agenda governamental e nós queremos contribuir também com esse setor, desenvolvendo ações e planejando uma agenda positiva. O Projeto Vai Turismo veio para traçar um perfil das regiões do Estado, conhecer as tendências e estimular roteiros e ações para o desenvolvimento sustentável do turismo em Roraima”.

O segundo encontro (on-line) do projeto Vai Turismo em Roraima está marcado para o dia 9 de setembro de 2021.

Foto: Iara Bednarczuk