Artigo Técnico 029/2021 de 23 de agosto de 2021
Análise feita pela Fecomércio-RR com base nos dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que em agosto deste ano o índice de intenção de consumo das famílias roraimenses foi de 82,3 pontos, terceiro menor resultado neste ano.
Comparando com o mês anterior, o índice permaneceu estável, com uma pequena elevação de 0,1%, mantendo-se pelo décimo sexto mês consecutivo abaixo do nível de indiferença de 100 pontos, refletindo uma menor propensão a consumir por parte das famílias roraimenses.
Na comparação com o mesmo período do ano passado houve uma queda de 4,9%, sendo a 16ª retração seguida da intenção de consumo, que acumula desde maio de 2020 uma retração total de 20,6%
Quatro dos sete índices que compõem o ICF apresentaram aumento em agosto, com destaque para a elevação registrada no índice de momento para comprar bens duráveis, que subiu 7,0% em relação a julho e 30,2% em comparação ao mesmo período de 2020, contudo para 71% das famílias este ainda é um mau momento para adquirir esse tipo de bem.
Por outro lado, houve queda em outros 3 índices, com destaque para a retração apresentada no emprego atual que reduziu 3,5% em relação ao mês passado e 13,4% em comparação ao mesmo período de 2020, sendo que 34% dos entrevistados estão menos seguros em relação ao atual emprego, e 6% estão desempregados.
O único índice com resultado acima dos 100 pontos continua sendo a renda atual, contudo, seguindo a tendencia dos últimos meses, vem apresentando quedas constantes acumulando uma retração de 7% no ano.
FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ
CORECON-RR 2077