Autorizada a reabertura da 2ª etapa de atividades do comércio

A Prefeitura de Boa Vista anunciou nesta terça-feira, 04/08, a abertura das atividades previstas na segunda etapa do Plano de Retomada de Atividade Econômica. Segundo dados apresentados durante a entrevista coletiva,  os índices de ocupação de leitos de UTI, o aumento nos leitos no Hospital de Campanha, a queda nas mortes e a estabilização dos casos, mostraram segurança para continuar o processo de flexibilização das atividades do comércio de forma responsável.

Podem funcionar nesta 2ª etapa personal trainers, academias, espaços públicos, bares, restaurante e demais estabelecimentos de alimentação presencial restrito. Os serviços de self-service permanecem suspensos até o fim da pandemia.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, apesar da flexibilização das autoridade não devemos relaxar com os cuidados fundamentais com a saúde. “É importante que a população fique atenta aos protocolos e orientações que devemos seguir, como usar a máscara, higienização com álcool em gel e respeitar o distanciamento social. A pandemia do coronavírus trouxe um novo desafio para os empresários que assinaram um termo de compromisso para adotar as medidas de funcionamento. É a hora da responsabilidade social e a participação de todos é muito importante”, destaca o presidente.

O setor de bares e restaurantes foi um dos mais afetados em Roraima. A presidente do Sindicato do Comércio de Hotéis, Restaurantes e Bares (Sindihotés), Tereza Mota, disse que é um momento de retomada das atividades presenciais, mas com um número restito de clientes dentro dos estabelecimentos. “Não podemos descuidar nessa fase importante do retorno das atividades. É um setor da economia que sofreu muito com a pandemia e não podemos correr o risco que fechar as portas novamente. Nossos empresários se comprometeram em abrir, atendendo as normas e exigências das autoridades da saúde e os consumidores também devem fazer a sua parte”.

A terceira etapa do Plano de Retomada de Atividade Econômica, da Prefeitura de Boa Vista, prevê a abertura de espaços de eventos e festas; cinemas, teatros e auditórios, que deve ocorrer nos próximos 15 dias, se o número de mortes e infectados pela covid-19 continuar reduzindo.