FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Comércio em Roraima registra redução de empregos formais

O Comércio de Roraima perdeu 752 postos de trabalho com carteira assinada, nos cinco primeiros meses do ano. A análise feita pela Fecomércio-RR com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, mostra que o pior saldo negativo foi no mês de abril, quando as demissões superaram as admissões em 531 postos.

O comércio varejista foi o segmento do comércio que mais perdeu postos de trabalho. De acordo com o economista Fábio Martinez, “foram extintos 689 empregos formais em Roraima. Seguindo pelo comércio por atacado que teve uma redução de 40 postos de trabalho e o comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que registrou menos 23 empregos formais”.

Assim como ocorreu com o comércio, a grande maioria dos segmentos de serviços também registrou perdas de postos de trabalho. “O destaque é para as atividades vinculadas ao turismo, que nestes cinco primeiros meses de 2020, já perderam 239 empregos formais. A única atividade do turismo que apresentou crescimento no acumulado do ano, foi a de agência de viagens e operadores turísticos, que criaram 25 novos postos de trabalho” destacou o economista.

Em contrapartida, os restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas perderam 133 postos de trabalho; e o transporte rodoviário de passageiros perdeu 78 postos.

Os demais segmentos de serviços vinculados a Fecomércio-RR, também registraram quedas, com destaque para as demissões no setor de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza, que perderam 14 postos de trabalho.

O artigo econômico completo está disponível no site da Fecomércio-RR https://fecomerciorr.com.br/2020/06/30/comercio-em-roraima-perdeu-752-empregos-formais-este-ano/

Facebook
Twitter
Email
Imprimir