Cai a intenção de consumo das famílias roraimenses

Artigo Técnico 017/2020 de 17 de abril de 2020

Cai a intenção de consumo das famílias roraimenses

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de abril o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 103,7 pontos, menor resultado desde setembro de 2019.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice apresentou queda de 2,8%. Contudo, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 2,9%.

Seis dos sete índices que compõem o ICF apresentaram queda em abril, na comparação com março, com destaque negativo para o momento para comprar bens duráveis, que caiu 14,5%. Outros indicadores que também apresentaram quedas relevantes foram: Perspectiva profissional (-4%) e compra a prazo (-3,8%).

O único índice que apresentou leve crescimento neste mês de abril foi o de perspectiva de consumo, com elevação de 0,5%.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por categoria

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.