Endividamento das famílias roraimenses cai pelo oitavo mês seguido

Artigo Técnico 010/2020 de 03 de março de 2020

Endividamento das famílias roraimenses cai pelo oitavo mês seguido

Análise feita pela Fecomério-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de fevereiro deste ano 60,5% das famílias roraimenses estavam endividadas, sendo o menor valor desde agosto de 2013 (56,5%).

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O número de pessoas endividadas caiu 1,3% na comparação com janeiro, sendo o oitavo mês seguindo de queda. A redução no percentual de endividados é ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado, com diminuição de 12,1%.

Em números absolutos existam 56 mil famílias endividadas em Roraima, que comprometem em média 29,2% da sua renda familiar com essas dividas, que tem um prazo médio para acabar de 7,5 meses.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (52,3%); carnê de lojas (44,4%); crédito consignado (14,8%); crédito pessoal (9,9%); e cheque especial (8,0%).

Houve também uma queda no número de famílias inadimplentes, saindo de 33,3% em janeiro para 32,0% em fevereiro, sendo este o menor valor deste junho de 2014. Ao todos existiam no mês passado 29,6 mil famílias inadimplente em Roraima.

Gráfico 2 – Percentual de famílias com contas em atraso e as que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

Novamente, o único indicador que apresentou aumento em fevereiro foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor de 3,5%, o que representa 3.3 mil famílias.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077