Confiança dos empresários do comércio cresce no mês do Carnaval

Artigo Técnico 08/2020 de 20 de fevereiro de 2020

Confiança dos empresários do comércio cresce no mês do Carnaval

Estudo feito pela Fecomérico-RR com base nos dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que em fevereiro, mês do Carnaval, o indicador atingiu valor de 136,8 pontos, melhor resultado desde dezembro de 2014.

Gráfico 1 – Confiança do empresário do comércio – Roraima.

Fonte: ICEC/CNC; Elaboração: Fecomério-RR

Este foi o segundo aumento seguido na confiança dos empresários de Roraima, apresentando crescimento de 3% em relação a janeiro de 2020, e de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.

A condição atual da economia, do setor do comércio e das empresas dos comerciantes, foram novamente o principal motivo para o crescimento apresentado, em média estes indicadores se elevaram em 8,9% na comparação com janeiro de 2020, comparado com o fevereiro de 2019, esse crescimento é ainda mais expressivo, aumentando 25,5%.

Gráfico 2 – Evolução dos índices que compõem o ICEC – Roraima.

Fonte: ICEC/CNC; Elaboração: Fecomério-RR

O único índice a apresentar queda em fevereiro foi o de investimentos, com uma pequena retração de 0,5% em relação a janeiro de 2020, essa foi a quarta queda seguida neste índice, que inclusive está abaixo do resultado de fevereiro de 2019.

Novamente, essa redução se deve a uma menor intenção por parte dos empresários do comércio de aumentar o seu quadro de funcionários.