FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE RORAIMA

Permanece estável a intenção de consumo das famílias roraimenses

Artigo Técnico 007/2020 de 17 de fevereiro de 2020

 

Permanece estável a intenção de consumo das famílias roraimenses

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de fevereiro o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 105,8 pontos.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice ficou estável, com uma pequena redução de apenas 0,1 pontos percentuais. Contudo, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 4,7 pontos percentuais.

Dentre os sete índices que compõem o ICF dois apresentaram crescimento em fevereiro, na comparação com janeiro, sendo eles a perspectiva de consumo que cresceu 2,3% e a perspectiva profissional com aumento de 1,0%.

Todos os demais índices apresentaram retração, com destaque para as compras a prazo, que reflete a disponibilidade de crédito, onde houve uma queda de 1,2%.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por categoria

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077

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