Endividamento das famílias roraimenses cai pelo sétimo mês seguido

Artigo Técnico 006/2020 de 10 de fevereiro de 2020

Endividamento das famílias roraimenses cai pelo sétimo mês seguido

Análise feita pela Fecomércio-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de janeiro deste ano 61,3% das famílias roraimenses estavam endividadas, sendo o menor valor desde agosto de 2013. Em números absolutos existam 56,7 mil famílias endividadas em Roraima.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O número de pessoas endividadas caiu 1,1% na comparação com dezembro, sendo o sétimo mês seguindo de queda. A redução no percentual de endividados é ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado, com diminuição de 12,8%.

Em média, as dívidas das famílias roraimenses comprometem 29,2% da renda familiar, e se alongam por aproximadamente 7,5 meses.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (52,3%); carnê de lojas (43,5%); crédito consignado (15,7%); crédito pessoal (9,4%); e cheque especial (8,1%).

Houve também uma queda no número de famílias inadimplentes, saindo de 34,3% em dezembro de 2019 para 33,3% em janeiro de 2020, sendo este o menor valor deste fevereiro de 2014. Ao todos existiam no mês passado pouco mais de 30,8 mil famílias inadimplente em Roraima, e para estes as contas estão em atraso em média a 56 dias.

Gráfico 2 – Percentual de famílias com contas em atraso e as que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O único indicador que apresentou aumento em janeiro foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor acentuado de 3,3%, o que representa pouco mais de 3 mil famílias.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077