Comércio é o responsável pela maior criação de novos empregos em Roraima

Roraima foi a unidade da federação que mais criou novos postos de trabalho com carteira assinada em 2019. O crescimento foi de 4,25%, segundo os dados do Ministério da Economia. O comércio e serviços foram os setores que mais criaram empregos formais, gerando 1.654 contratações, o que representa 61% dos empregos no Estado. Só o comércio registrou 1.001 novos postos.

Para o Presidente da Fecomércio/RR e Diretor da CNC, Ademir dos Santos, “o comércio em Roraima vive uma excelente fase. Estamos recebendo grandes empresas nacionais e a Área de Livre Comércio de Boa Vista oferece, desde 2008, benefícios para os empresários. O setor do comércio de bens, serviços e turismo vem colhendo os frutos de anos de investimento e dificuldades. Agora, vamos crescer ainda mais com o Estado, gerando novos empregos para a população e garantindo melhorias para os empresários que sempre fomentaram a economia de Roraima”,

De acordo com o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez, “o comércio varejista foi o principal responsável por esses empregos no comércio, gerando 801 novos postos de trabalho, o que representa 80%. O comércio atacadista criou 200 novos empregos em 2019”.

As ocupações que mais ganharam postos de trabalho no comércio em 2019 foram: atendente de lojas e mercados (142); operador de caixa (117); e repositor de mercadorias (115). Por outro lado, os profissionais que mais perderam postos foram: gerente administrativo (-23); gerente comercial (-22); e gerente de loja de supermercado (-20).

Outros segmentos que a Fecomércio/RR representa, também tiveram aumento no número de novos empregos. No comércio e administração de imóveis, valores imobiliários e serviços técnicos foram criados 248 novos postos de trabalho. Já no serviço de alojamento, alimentação, reparação e manutenção foram 141 empregos. Somando todos os setores, foram gerados 1.390 novos postos de trabalho no ano passado.