Famílias roraimenses estão menos endividadas

O número de pessoas endividadas em Roraima caiu 0,8% na comparação com novembro, sendo o sexto mês seguindo de queda. A redução no percentual de endividados é ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado, com diminuição de 14,5%. Segundo análise feita pela Fecomércio-RR, com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em números absolutos são 57 mil famílias que estão endividadas.

Segundo o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “em média, as dívidas das famílias roraimenses comprometem 29,3% da renda familiar e se alongam por aproximadamente 7,6 meses. Dentre as principais dívidas estão: Cartão de crédito (55,1%); carnê de lojas (41%); crédito consignado (17,5%); crédito pessoal (10,1%); e financiamento de carro (8,8%)”.

Ainda de acordo com o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado de Roraima, “houve também uma queda no número de famílias inadimplentes, reduzindo 5,2% em relação ao mês de novembro e 10,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todos existiam no mês passado pouco mais de 31,7 mil famílias inadimplente em Roraima, e para estes as contas estão em atraso em média a 55 dias”.

Outro indicador que também apresentou queda foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor acentuado de 3%, o que representa cerca de 2,8 mil famílias.