Pesquisa inédita mostra o perfil do consumidor do Centro Comercial mais antigo de Boa Vista

Confecções, seguido de sapatos e eletrodomésticos. Em ordem, esses são os itens mais procurados pelo consumidor roraimense nas avenida Jaime Brasil e Sebastião Diniz, o Centro Comercial mais antigo de Boa Vista. A informação partiu de uma pesquisa inédita realizada entre os dias 29 de outubro e 29 de novembro, com 82 pessoas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR).

O economista da Federação, Fábio Martinez, ressaltou que a pesquisa dará mais subsídios para que se encontre os pontos fortes e fracos para que que se tenha dados sobre a movimentação comercial naquela região. “Nossa intenção é fazer um comparativo do nosso Centro Comercial em comparação com a de outros estados do país. Além desses itens detectados na pesquisa é perceptível que há uma grande variedade de outros artigos, o que ainda faz com que esse local seja bastante procurado, não só em períodos de pagamentos, mas diariamente”, destacou.

“Com o resultado dessa pesquisa, o comerciante terá informações referentes ao cliente, onde moram, quanto pretendem gastar, os principais itens mais procurados, bem como questões de melhorias que os próprios consumidores acreditam que deveria ter naquele centro comercial”, explicou o economista.

Pelo fato do setor de vestuário ser o mais procurado no local, fez com que essa atividade fosse a mais expandida no mercado da Jaime Brasil e Sebastião Diniz, que conforme o economista ocasionou um aumento significativo no número de empresas do segmento de confecções na região. “São as lojas que mais tem conseguido maior espaço nesse Centro Comercial de Boa Vista. O mais interessante é que se tem uma boa movimentação diária, principalmente nas quartas-feiras e nos finais de semana e nas datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e as festas de fim de ano”, explicou o profissional afirmando que a movimentação se dá em sua grande maioria aos trabalhadores do comércio.

Com as festas de fim de ano, conforme Martinez, a demanda será significativa tanto para as vendas, quanto para a contratação de vendedores nos estabelecimentos comerciais da Jaime Brasil. “A concorrência é um dos fatores que colaboram para que a atividade comercial aconteça. Com isso, os empresários locais tiveram que se reinventar fazendo um diferencial tanto no preço, quanto na qualidade dos produtos. O fato de ser um centro comercial tradicional colaborou muito para que se tivesse bom desempenho nas transações comerciais”, ressaltou o economista.

O Presidente do Sistema Fecomércio/Roraima, Ademir dos Santos, ressaltou a necessidade da realização das pesquisas, tanto para o conhecimento do público consumidor que frequenta constantemente o local, quanto o comerciante. “O intuito é agregar ações que atraiam cada vez mais o consumidor para o Centro Comercial mais antigos da nossa capital. Com isso, a pesquisa trará importantes informações ao comerciante para que se melhore o atendimento e a freguesia saia do estabelecimento satisfeita com a compra”, afirmou.

Com relação a continuidade das pesquisas, o Presidente da Fecomércio/RR afirmou que elas vão continuar em 2020 e serão feitas em centros comerciais dos bairros mais distantes do centro, principalmente na Zona Oeste da Capital, em especial ao setor comercial da avenida Ataíde Teive nos bairros Asa Branca, Raiar do Sol e Pintolândia.

“É uma pesquisa que trará um norte para que o comerciante tenha essas informações e ao mesmo tempo, perceber o que pode ser mudado para melhor em seu estabelecimento. É importante ressaltar que no nosso estado possui muitos centros comerciais que precisam de estudo. Como é o caso da Ataíde Teive, cuja movimentação de consumidores é muito intensa”, finalizou.