Culinária roraimense é atração da Semana da Gastronomia Regional do Senac Brasília

No Estado mais isolado geograficamente do país, o rústico convive com o cosmopolita em forma de parques, shopping centers, cachoeiras, fazendas, terras indígenas e belas montanhas – como o Monte Roraima, de três mil metros de altura e dividida entre Brasil, Venezuela e Guiana.

O resultado é um cadeirão de sabores: a paçoca, doce conhecido nacionalmente, em Roraima é salgada e leva carne seca com farinha. A moqueca de peixe flerta com a pimenta e vira a damurida. O álcool é extraído da macaxeira e vira o caxiri. A mandioca vira a farinha Uarini, torrada na manteiga. Os pratos de pescado levam o tambaqui, o dourado, o pirarucu. Mas também há espaço para a carne de sol regional e a galinha caipira.

São pratos como esses que estão pela segunda vez na Semana da Gastronomia Regional do Senac, em três restaurantes-escola da instituição em Brasília-DF: no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no Senac Downtown. O evento, que é mensal e homenageia um Estado por vez, acontece no horário do almoço, a partir de 12h30.

A elaboração do cardápio ficou com as instrutoras do Senac Roraima Flávia Lima (certificada como Pro Chef I pelo Culinary Institute of America, e ganhadora do Prêmio Dólmã 2015 em Roraima) e Ruth Silva (técnica em Cozinha e em Nutrição Dietética, e idealizadora de projetos integradores envolvendo reeducandas, idosos e refugiados). A preparação no local ficou na responsabilidade da Flávia Lima e do instrutor do Senac Roraima Renan Campelo (confeiteiro e padeiro industrial também especializado em cozinhas italiana, regional e internacional).

Alguns dos pratos: a damurida, o peixe à delícia, o mousse de cupuaçu, o vinagrete roraimado, a torta de castanha do pará com merengue de café, a farofa de alho, a paçoca de carne seca, a carne com nata, o tambaqui assado, o arroz com castanha do pará.

Semana da Gastronomia Regional: Roraima
Data/Horário: 17 de outubro de 2019 às 12h30.
Local: Restaurante-escola Senac Downtown – Brasília – DF.

Data/Horário: 18 de outubro de 2019 às 12h30
Local: Restaurante-escola Senac no Senado Federal – Brasília – DF.

Tatyanne Rezende e Nayra Wladimila
Comunicação Senac RR