Novo Sistema moderniza e facilita o controle das operações comerciais nas Áreas de Livre Comércio

A SUFRAMA vai implementar no próximo dia 21 de outubro, o novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional – SIMNAC, para um controle maior do ingresso e internamento das mercadorias. Segundo o Coordenador Regional da SUFRAMA, Jandirocy Teixeira, “o atual sistema está obsoleto, com mais de 20 anos de uso. Com essa mudança o sistema vem acompanhando as novas tecnologias e a utilização de uma plataforma totalmente eletrônica de serviço, o que vai modernizar todo o fluxo das mercadorias que vão entrar no Estado”.

Com a modernização, a SUFRAMA vai eliminar a figura do papel, o processo será mais rápido e o trabalho deve ser feito todo de forma integrado e digital. Outra novidade do novo sistema é a que as informações vão circular apenas entre o remetente e o destinatário. Ainda de acordo com o Coordenador Regional, Jandirocy Teixeira, “a orientação para os empresários nesse primeiro momento, é informar ao seu fornecedor ou remetente da mercadoria, a importância de fazer o credenciamento no nosso sistema. Quem não tiver esse cadastro, não está habilitado para operar no nosso novo Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional – SIMNAC”.

De acordo com o Presidente do Sistema Fecomércio-RR e Diretor Tesoureiro da CNC, Ademir dos Santos, “é importante modernizar as empresas com esse novo sistema e com isso ter mais controle das suas mercadorias. O empresário deve estar atento a essa mudança e procurar o mais rápido possível credenciar os fornecedores e atualizar os dados na SUFRAMA. São mudanças que atendem a legislação e a orientação do Tribunal de Contas da União”.

Para orientar os empresários do comércio e indústria, a SUFRAMA vai se reunir no dia 16 de outubro, às 10h, no auditório da FIER, para fazer apresentação e informar sobre a mudança. O comerciante que ainda tiver dúvidas pode procurar a SUFRAMA ou fazer um agendamento pelo telefone (95) 3621-2791.