Intenção de consumo das famílias roraimenses volta a subir

Os comerciantes em Roraima estão otimistas com os resultados das pesquisas divulgadas pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. “Os próximos meses são de otimismo para os empresários roraimenses. A previsão é de um fim de ano com bons resultados e boas vendas. Qualquer melhora na economia, e principalmente a diminuição das dívidas das famílias, abre espaço para o consumo”, destacou o Presidente da Fecomércio-RR e Diretor Financeiro da CNC, Ademir dos Santos.

A intenção de consumo das famílias roraimenses voltou a subir em setembro e esse é um do otimismo da classe empresarial. Os dados ressaltam que esse é o melhor resultado desde março de 2015. Dentre os sete índices que compõem a Intenção de Consumo das Famílias, o nível de consumo atual foi o principal responsável pelo aumento. Outros indicadores que também apresentaram crescimento foram as compras a prazo (acesso a crédito), compras de bens duráveis, perspectiva de consumo e a perspectiva profissional.

Famílias roraimenses apresentam o menor índice de endividamento desde 2014

A análise feita pela Fecomércio-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela CNC, mostra que no mês de agosto 66,5% das famílias roraimenses estavam endividadas. Em números absolutos existam 61 mil famílias endividadas em Roraima. O número caiu na comparação com julho, sendo o segundo mês seguindo de queda, atingindo assim o menor percentual desde junho de 2014. A redução no percentual de endividados é ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado. Outro índice que também caiu, chegando ao menor valor desde junho de 2014, foi o de pessoas com contas em atraso.

Os resultados das pesquisas divulgadas pela Fecomércio Roraima, mostram o potencial de consumo dos brasileiros nos próximos meses. A CNC espera que haja um incremento gradual das vendas comerciais até dezembro. “As famílias continuam se mostrando mais dispostas a consumir, impulsionadas, sobretudo, pela estabilidade dos preços e pela possibilidade de abater dívidas, obtendo descontos ao utilizar os recursos do FGTS/PIS/Pasep”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.