Intenção de consumo das famílias roraimenses volta a subir

Artigo Técnico 038/2019 de 19 de setembro de 2019

Intenção de consumo das famílias roraimenses volta a subir

Segundo dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostrou que neste mês de setembro o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 102,4 pontos, melhor resultado desde março de 2015.

Gráfico 1 – Intenção de consumo das famílias roraimenses

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

Comparando com o mês anterior o índice apresentou uma elevação de 2,3%, revertendo assim as duas quedas seguidas apresentadas em julho e agosto deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento é ainda mais elevado, aumentando 20,6%.

Dentre os sete índices que compõem o ICF o nível de consumo atual foi o principal responsável pelo aumento apresentado em setembro, crescendo 9,07% na comparação com agosto.

Outros indicadores que também apresentaram crescimento foram as compras a prazo (acesso a crédito), com aumento de 5,37%, o momento para comprar bens duráveis (4,93%), perspectiva de consumo (2,92%), e a perspectiva profissional (0,46%).

Apenas dois índices apresentaram queda no mês de setembro, o emprego atual e a renda atual, ambos com retração de 0,67%.

Gráfico 2 – ICF de Roraima por categoria

Fonte: ICF/CNC. Elaboração: Fecomércio-RR

O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.

FÁBIO RODRIGUES MARTINEZ

CORECON-RR 2077