Famílias roraimenses apresentam o menor índice de endividamento desde 2014

Artigo Técnico 037/2019 de 13 de setembro de 2019

Famílias roraimenses apresentam o menor índice de endividamento desde 2014

Análise feita pela Fecomério-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de agosto 66,5% das famílias roraimenses estavam endividadas. Em números absolutos existam 61 mil famílias endividadas em Roraima.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O número de pessoas endividadas caiu 5,8% na comparação com julho, sendo o segundo mês seguindo de queda, atingindo assim o menor percentual desde junho de 2014. A redução no percentual de endividados é ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado, com diminuição de 9,6%.

Outro índice que também caiu, chegando ao menor valor desde junho de 2014, foi o de pessoas com contas em atraso, saindo de 37,3% em julho para 35,8% em agosto, contudo ainda existem cerca de 33 mil famílias com contas em atraso.

Gráfico 2 – Percentual de famílias com contas em atraso e as que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O único indicador que permaneceu estável no mês de agosto foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor de 2,2%, o que representa pouco mais de 2 mil famílias.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (61,2%); carnê de lojas (37,4%); crédito pessoal (16,8%); e cheque especial (13,4%). Essas dívidas comprometem em média 27,8% da renda das famílias roraimenses, e se alongam por 7 meses. Dentre aqueles que tem contas em atraso, o tempo médio que elas estão vencidas é de 51,2 dias.