Confiança dos empresários do comércio sobe pelo segundo mês seguido

A confiança dos empresários em Roraima voltou a subiu pelo segundo mês seguido. O estudo feito pela Fecomércio-RR com base nos dados do Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o indicador atingiu valor de 129,3 pontos no mês de agosto. Isso significa que o índice apresentou o segundo aumento mensal seguindo crescendo 1% em relação a julho.

Para o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “houve também um aumento de 5% se a gente comparar com o mesmo período de 2018. Esse cenário mais otimista em relação ao nível de investimentos e na expectativa de contratação de funcionários, contribuiu também para o aumento do índice. Os indicadores que medem o Investimento do Empresário do Comércio cresceram 3,4%”.

“Outra elevação observada foi nas condições atuais da empresa, do setor de comércio e da economia, com crescimento médio de 2,4%. Já as expectativas futuras apresentaram uma pequena queda de 0,5%, motivado por uma percepção menos otimista em relação ao setor do comércio”, destaca Martinez.

Sobre o índice: O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra o grau de confiança dos empresariados do comércio. Este indicador varia de 0 a 200, tendo 100 como o nível de indiferença, ou seja, quando o valor do índice for superior a 100 mostra que os empresários estão otimistas, caso seja inferior mostra um pessimismo dos mesmos. O indicador é composto por 3 índices: I) Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio; II) Índice de Expectativa do Empresário do Comércio; e III) Índice de Investimento do Empresário do Comércio.