Cresce o número de empregos formais no turismo

Roraima é um Estado com grande potencial para o turismo. O setor movimenta a economia e é responsável pela geração de empregos. Segundo o estudo de Empregabilidade no Turismo, produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no primeiro semestre de 2019 foram criados 73 novos postos de trabalho com carteira assinada nas atividades diretamente ligadas ao turismo.

O resultado apresentado no 1º semestre do ano comprova uma retomada de crescimento do setor turístico de Roraima, superando assim a extinção de postos de trabalhos que foram apresentados nos primeiros semestres de 2017 e 2018.

De acordo com o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “o segmento de hospedagem e alimentação foi o principal responsável pelo ótimo desempenho neste ano, estas atividades criaram 103 novos postos de trabalho no 1º semestre de 2019. Outro ramo do turismo que também apresentou crescimento foi o de cultura e lazer, com a criação de 9 empregos formais”.

Mesmo com esse resultado positivo, algumas atividades do turismo apresentaram retração no número de postos de trabalho, como foi o caso dos agentes de turismo que perderam 8 vagas de emprego, e do transporte de passageiros, que extinguiu 31 postos de trabalho.

Em termos proporcionais o número de empregos cresceu 1,73% neste 1º semestre, sendo a 3º maior elevação na Região Norte, perdendo apenas para o crescimento apresentado no Amazonas (2,34%) e no Tocantins (1,86%).