Fecomércio e Senac Roraima implantam o Programa ECOS de Sustentabilidade

“O nosso objetivo é reduzir os impactos socioambientais, sensibilizar os colaboradores sobre a importância de preservar o meio ambiente e melhorar o uso dos recursos dentro das instituições”, destacou o Presidente do Sistema Fecomércio em Roraima. Para Ademir dos Santos a integração do Sistema começa com ações conjuntas e um trabalho sempre pensando no coletivo, “somos uma grande família que trabalha para melhorar a vida dos comerciantes e dos trabalhadores do comércio. A nossa contribuição é importante, pois somos referência e temos a missão de dar exemplo e orientar os empresários do nosso Estado”, disse o Presidente.

O primeiro passo para implantação do programa Ecos de Sustentabilidade na Fecomércio e no Senac-RR, foi a estruturação do grupo de trabalho. Foram definidos os colaboradores que farão parte dessa missão de colocar em prática ações dentro das instituições. “Primeiro foi criado o grupo formado por colaboradores da Federação do Comércio, do Senac e do Instituto Fecomércio. Agora essas pessoas começam a receber a capacitação para elaborar o planejamento de ações e o lançamento do programa, previsto para outubro”, afirmou a Diretora do Senac/RR, Kátia Rossi. Ainda de acordo com a Diretora, “é um processo que vai envolver todos os funcionários do Sistema Fecomércio em Roraima, uma vez que o Sesc já implantou o programa Ecos em 2013. A partir do lançamento, vamos desenvolver uma série de atividades internas para melhorar a relação dos colaboradores com o meio ambiente”.

“Temos a missão de dar exemplo e orientar os empresários do nosso Estado”, destacou o Presidente Ademir dos Santos

O Programa tem como meta o planejamento de ações para contribuir com boas práticas sustentáveis, seja no trabalho, em casa ou na cidade. Em Roraima, o Programa será implantado na Casa do Comércio, no Senac e na Creche Fecomércio. A primeira fase de implantação ocorreu em julho e está prevista uma capacitação em agosto, com a participação de colaboradores da CNC.

ECOS – Programa de Sustentabilidade CNC-SESC-SENAC.

O programa, direcionado ao público interno das três instituições, consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para a reduzir os impactos relacionados às atividades das instituições, que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.

O Ecos foi criado em 2010 no Sesc e, em seguida, chegou também ao Senac Nacional e à CNC, com a missão de planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática entre os setores e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas. Além de sensibilizar os funcionários, reduzir os impactos socioambientais e otimizar o uso dos recursos das instituições.