Endividamento das famílias roraimenses volta a cair em julho

Artigo Técnico 033/2019 de 01 de agosto de 2019

Endividamento das famílias roraimenses volta a cair em julho

Análise feita pela Fecomério-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, mostra que no mês de julho 70,6% das famílias roraimenses estavam endividadas. Em números absolutos existem aproximadamente 65 mil famílias endividadas em Roraima.

Gráfico 1 – Percentual de famílias endividadas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O número de pessoas endividadas caiu depois de quatro meses seguidos de altas, a redução no mês passado foi de 4,6%, igualando o mesmo nível de endividamento que tínhamos em abril deste ano. A queda também é verificada ao comparamos o mesmo período do ano passado, quando 74,3% das famílias roraimenses estavam endividadas.

Outro índice que também caiu foi o de pessoas com contas em atraso, saindo de 39,5% em junho para 37,3% em julho, essa redução é motivada por quase 2 mil famílias no Estado terem deixado de serem inadimplentes, contudo ainda existem pouco mais de 34 mil famílias com contas em atraso.

Gráfico 2 – Percentual de famílias com contas em atraso e as que não podem pagar suas contas em Roraima.

Fonte: Confederação Nacional do Comércio

O único indicador que aumentou no mês de julho foi o de famílias que não podem pagar suas contas, atingindo valor de 2,2%, o que representa pouco mais de 2 mil famílias. Este foi o terceiro aumento seguido deste indicador.

Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (62,3%); carnê de lojas (35,2%); e crédito pessoal (15,1%). Essas dívidas comprometem em média 27,5% da renda das famílias roraimenses, e se alongam por aproximadamente 6,7 meses. Dentre aqueles que tem contas em atraso, o tempo médio que elas estão vencidas é de 49,7 dias.